Assinatura do convênio para a liberação de R$ 18,4 milhões para o Samu Regional ocorreu em julho, com a presença do governador em Uberaba (Foto: Dirceu Aurélio Imprensa MG)
Para dar andamento na implantação do Samu Regional, o Cistrisul (Consórcio Público de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul) abriu as primeiras licitações para a estruturação do serviço.
Dois processos licitatórios foram lançados nesta semana para a compra de materiais de escritório e mobiliário. As empresas interessadas em participar das concorrências devem se credenciar no dia 11 de dezembro para a disputa de lances.
Conforme a secretária executiva da Amvale (Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande), Vanessa Faria, o material e os equipamentos serão adquiridos para a estrutura da central em Uberaba e também das bases descentralizadas, que serão criadas em 17 cidades da região.
Quanto ao processo para a compra das ambulâncias para o Samu Regional, a secretária executiva informou, que o edital está pronto e deve ser publicado até o fim desta semana.
O convênio para consolidar a implantação do Samu Triângulo Sul foi assinado em julho, viabilizando a liberação da verba de R$18.452.424,31 pelo Estado, para a compra das ambulâncias, mobiliário e insumos para a estruturação do serviço.
O projeto prevê a aquisição de 24 novas ambulâncias para atender Uberaba e as demais cidades do Triângulo Sul. Desse total, cinco viaturas novas serão destinadas para a base do Samu Regional, que funcionará em Uberaba, e atenderá também a microrregião. Desta forma, haverá uma renovação geral da frota no município. A base local contará com duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e continuará com três Unidades de Suporte Básico (USB).