O funcionamento do sistema RedeSim + livre em Uberaba tem gerado reclamação de profissionais da contabilidade, que procuraram o Jornal da Manhã, alegando dificuldades para conseguir concessão de alvarás. O RedeSim + Livre, lançado pelo governo de Minas, trata da automatização das consultas de viabilidade e licenças municipais.
Conforme a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), o projeto pretende reduzir para poucos segundos a abertura de empresas de baixa complexidade no Estado. Porém, em Uberaba, conforme os profissionais que procuraram o JM, o novo sistema tem dificultado a vida das empresas.
Um dos contadores relatou que alvarás que já estavam em fase de conclusão sumiram do sistema. “Quando fazemos a viabilidade, aparece indeferido automaticamente”, reclamou.
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), informou que o sistema RedeSim + Livre está em fase de implantação no município. Como todo processo de transição, ajustes estão sendo feitos para garantir pleno funcionamento e maior agilidade na emissão de alvarás.
Na sexta-feira passada (22), ocorreu reunião com as secretarias envolvidas para avaliar a implementação, identificar gargalos e agilizar o licenciamento e a emissão de alvarás.
Conforme a Prefeitura, a nova plataforma representa avanço importante, com redução de burocracia, integração digital entre órgãos, serviços 100% on-line e maior facilidade para empresários e contadores. A Prefeitura segue acompanhando de perto a implementação e prestando apoio contínuo aos profissionais e empresas.
O programa envolve, além da Jucemg, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae Minas, entidades/órgãos que têm como objetivo a melhoria do ambiente de negócios.