PRESTAÇÃO DE CONTAS

Contas de Zema de 2021 chegam ao TCE com parecer de aprovação com ressalvas

Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) deu início à análise do balanço orçamentário do governo Romeu Zema (Novo) referente ao exercício 2021

Gisele Barcelos
Publicado em 08/02/2023 às 21:39Atualizado em 08/02/2023 às 22:09
Compartilhar
As contas do governo Zema referentes aos exercícios financeiros de 2019 e 2020 foram aprovadas com ressalvas (Foto/Divulgação)

As contas do governo Zema referentes aos exercícios financeiros de 2019 e 2020 foram aprovadas com ressalvas (Foto/Divulgação)

Com parecer do Ministério Público de Contas para aprovação com ressalvas, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) deu início na quarta-feira (8) à análise do balanço orçamentário do governo Romeu Zema (Novo) referente ao exercício 2021, mas a discussão foi paralisada por pedido do conselheiro Durval Ângelo.

O relator do processo, conselheiro Gilberto Diniz, votou pela aprovação sem ressalvas da prestação de contas apresentada pelo governo estadual, porém Durval Ângelo alegou que houve “prazo exíguo” para a análise do relatório e pediu que os autos retornassem ao gabinete, o que interrompeu a votação. De acordo com o TCE, não há prazo regimental para que o processo da prestação de contas de Zema retorne à pauta do plenário.

A aprovação sem ressalvas da prestação de contas havia sido defendida pelo advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro, que, ao defender a posição, argumentou que a execução orçamentária do Estado em 2021 ainda foi afetada pela pandemia de Covid-19.

As contas do governo Zema referentes aos exercícios financeiros de 2019 e 2020 foram aprovadas com ressalvas, pois o governo de Minas não cumpriu o investimento mínimo constitucional em Saúde e Educação. Em 2021, os índices foram cumpridos.

Município. Quanto à prestação de contas do primeiro ano do governo Elisa Araújo (Solidariedade), ainda não houve movimentação no TCE. O relatório foi protocolado em julho do ano passado para análise do órgão fiscalizador e, até o momento, não houve parecer do Ministério Público de Contas. Com isso, também não há data prevista para julgamento das contas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por