A expectativa inicial era que o convênio entre o Estado e o Cistrisul fosse assinado no ano passado, mas o período eleitoral paralisou a tramitação
A assinatura está prevista para julho (Foto/Reprodução)
Está previsto para ser assinado até julho o convênio que viabilizará avançar com a compra das ambulâncias destinadas à implantação do Samu regional. O cronograma foi discutido nesta quinta-feira (13), durante reunião entre representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), da Prefeitura e do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul (Cistrisul).
A expectativa inicial era que o convênio entre o Estado e o Cistrisul fosse assinado no ano passado, mas o período eleitoral paralisou a tramitação do processo e o ato não chegou a ser formalizado.
De acordo com a secretária executiva do consórcio, Vanessa Faria, a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde informou na reunião de ontem que o plano de trabalho do Samu regional recebeu parecer favorável. Com isso, agora será possível dar seguimento à formalização do convênio. “Ainda neste primeiro semestre, será agendada a assinatura do convênio. A partir daí, vamos dar início à licitação para a compra das ambulâncias e também dos materiais e medicamentos para a implantação das bases do Samu na região”, salientou.
Vanessa salientou que ainda não é possível especificar um cronograma para publicação do edital referente à aquisição das ambulâncias que integrarão a frota do Samu regional, pois os recursos para a compra dos veículos só serão depositados depois da assinatura do convênio.
Conforme as informações do Estado, projeto do Samu Triângulo Sul prevê 19 Unidades de Suporte Básico (USB) e cinco Unidades de Suporte Avançado para um atendimento adequado a uma população estimada em mais de 700 mil pessoas na macrorregião.
Na reunião de nesta quinta, também foi apresentado o projeto final da sede do Samu Regional, que será construída em área anexa à Unidade de Pronto Atendimento do Parque do Mirante (UPA/Mirante).
A secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, manifestou que o projeto já foi aprovado pela Vigilância Sanitária e agora será elaborado o edital da licitação para selecionar a empresa que executará a obra. Ela não divulgou prazo para a publicação do edital.
A implantação do Samu Triângulo Sul é esperada desde 2016. O Estado avançou com a implantação do serviço em outras regiões e o projeto local continuou no papel. No fim do ano passado, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, assegurou em sabatina na Assembleia Legislativa a implantação do Samu regional Triângulo Sul para 2023.