Estratégias para a comunicação da campanha de Hélio Costa (PMDB) serão apresentadas hoje ao conselho político da coligação. Para conter petistas insatisfeitos com a escolha do cabeça de chapa, a tática foi enaltecer a figura do vice Patrus Ananias (PT), que terá foto de tamanho igual no material gráfico.
O coordenador geral da campanha, Anderson Adauto (PMDB), destaca que a preocupação era acertar o tema para mostrar que Hélio Costa tem como vice o ex-ministro de Desenvolvimento Social, considerado como o homem do Bolsa Família.
Sob o slogan “Dois grandes homens e um só governo”, Hélio e Patrus terão o mesmo espaço para fotos no material gráfico e houve um cuidado até para os dois nomes aparecerem escrito com o mesmo tamanho das letras. “Estamos mostrando que é um mais um porque nosso vice tem a mesma grandeza e envergadura política do candidato a governador”, disse, avaliando que a proposta do marqueteiro Duda Mendonça agradou a equipe do PT.
AA admite que a estratégia publicitária serve para minimizar descontentação dos petistas por não ter Fernando Pimentel (PT) à frente da chapa majoritária. No entanto, ele argumenta que as bases eleitorais em geral estão coesas na aliança PT e PMDB. Segundo Anderson, existem apenas casos pontuais, como Ipatinga e Diamantina, onde a coligação não foi bem aceita. Além disso, o coordenador garante que nas visitas os problemas são por rixas locais entre as lideranças dos dois partidos, não por resistência ao acordo estadual.