Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) abraçou a proposta do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues
Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) abraçou a proposta do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, de criação de uma Agência de Desenvolvimento do Triângulo Mineiro, por conta da chegada do gasoduto e da planta de amônia e ureia à cidade. O presidente da entidade – e também secretário municipal de Planejamento –, Karim Abud Mauad, diz que uma das primeiras ações deste organismo será a atualização da base de dados de Uberaba e região.
De acordo com ele, através desse trabalho será possível identificar os negócios já em operação no município que podem se beneficiar com os dois empreendimentos e, principalmente, onde é possível avançar. Karim entende que a chegada do duto e da fábrica da Petrobras configura a quarta onda de desenvolvimento de Uberaba, a primeira aconteceu com a chegada dos bandeirantes à região, a segunda com a introdução das raças zebuínas e a terceira com a instalação da Fosfertil (hoje Vale Fertilizantes).
Conforme destaca, para aproveitar ao máximo essa grande oportunidade, é preciso fazer o dever de casa e, portanto, identificar e buscar empreendimentos relacionados ao gasoduto e à amônia e ureia. Como exemplo ele cita que Uberaba pode ter uma rede de postos para fornecer gás veicular. O secretário e deputado federal licenciado, Narcio Rodrigues, disse, ao propor a criação da Agência, que ela vai tratar do impacto da instalação do duto e da planta da Petrobrás e estimular a atração de novos investimentos, além de preparar e educar a região nas questões de meio ambiente.
Primeira entidade de classe a receber a visita oficial de Narcio Rodrigues – na semana passada –, a Aciu vai, pelo menos inicialmente, sediar esta Agência de Desenvolvimento, diz seu presidente. Karim conta que já existe uma área para este fim com direito a estrutura, mas, dependendo do quanto este organismo crescer, pode migrar para outro local. O dirigente classista revela que já tem parceiros nessa empreitada, entre eles o Sebrae e o próprio Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, mas que esse arranjo ainda precisa ser amarrado.
Incumbido de trazer o chefe do Executivo mineiro, Antonio Augusto Anastasia, a Uberaba para a assinatura do protocolo de intenções entre a Cemig – que fará a obra do duto – e a Petrobras, Narcio Rodrigues afirma que é natural que a assinatura seja aqui, mas é preciso compreender o momento do governador, que está compondo o administrativo. Ele reforça que a instalação do gasoduto é um compromisso do ex-governador Aécio Neves, herdado por seu sucessor, que será colocado em prática porque Minas jamais poderia se omitir nessa questão, garantindo a chegada da planta de amônia e ureia que vai inaugurar uma nova etapa do desenvolvimento em Uberaba e no Triângulo.