TUDO OK

TCE-MG não vê ilegalidade em contratação emergencial de agência

Marconi Lima
Publicado em 03/10/2025 às 20:23
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) julgou improcedente a representação feita pela vereadora Rochelle Gutierrez (PDT), que questionava a contratação emergencial, sem licitação, de serviços de publicidade pela Prefeitura de Uberaba. A decisão foi tomada por unanimidade pela Primeira Câmara do órgão, em sessão realizada no último dia 2 de setembro.

A análise teve como foco a Concorrência 8/2023, referente à dispensa de licitação para a contratação de agência de propaganda responsável por atender a Secretaria Especial de Comunicação e outras pastas municipais, como Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

Segundo o relator, conselheiro Agostinho Patrus, ficou comprovado que a publicidade institucional possui caráter essencial e permanente, uma vez que se trata de atividade ligada ao dever constitucional da administração de informar, orientar e educar a população. Nesse sentido, a contratação emergencial se justificou para garantir a continuidade dos serviços.

O TCE-MG também considerou que a legislação aplicada (Lei 14.133/2021, a nova Lei de Licitações) permite a dispensa em casos de urgência, não sendo exigido o cumprimento dos prazos previstos em editais de processos licitatórios regulares. Além disso, a Lei 12.232/2010, que regulamenta contratações de agências de publicidade por meio de licitação, não se aplica quando o procedimento é emergencial.

Na decisão, os conselheiros reforçaram que não houve violação ao princípio da competitividade e que a contratação representou vantagem para a Administração Pública, já que o julgamento da proposta foi baseado no maior desconto oferecido.

Com isso, a Primeira Câmara determinou o arquivamento do processo. O Ministério Público junto ao Tribunal também será notificado, assim como as partes interessadas. (ML)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por