(Foto/Divulgação)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, emitiu alerta ao comércio e à população de Uberaba sobre os riscos da venda e do consumo de bebidas alcoólicas de origem duvidosa. A medida é preventiva diante de casos de intoxicação por metanol registrados em estados como São Paulo, Bahia, Paraná, Pernambuco e no Distrito Federal. Até o momento, não há registros em Uberaba.
De acordo com a SMS, o consumo de bebidas sem procedência pode provocar intoxicações graves, com sintomas como convulsões, dor de cabeça intensa, cegueira irreversível, pancreatite aguda, insuficiência renal e até mesmo a morte.
A orientação é para que os consumidores verifiquem sempre o rótulo e a procedência do produto, confirmando se há registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Também é importante evitar itens com lacres violados, dar preferência a estabelecimentos de confiança e não consumir bebidas sem rótulo, selo fiscal ou lacre de segurança.
O Brasil havia registrado 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Outros 11 casos já haviam sido confirmados por meio de detecção laboratorial pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs), segundo a Sala de Situação instalada pelo governo federal. Outros 102 estão em investigação.
Apenas uma morte decorrente desse tipo de intoxicação foi confirmada pelo Ministério da Saúde no estado de São Paulo. Mais 11 seguem em investigação, sendo oito em São Paulo, um em Pernambuco, um na Bahia e um no Mato Grosso do Sul.
O metanol, substância usada em produtos industriais como fluidos de limpeza de para-brisas, é altamente tóxico e pode causar intoxicação por ingestão, inalação ou até mesmo absorção pela pele.
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.
A SMS reforça que, em caso de sintomas persistentes de embriaguez acompanhados de desconforto gástrico ou visão turva, especialmente após 12 horas da ingestão de bebida alcoólica, a pessoa deve procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento, seja a UPA do Mirante ou a UPA São Benedito.
As orientações fazem parte de nota técnica do Ministério da Saúde, que recomenda reforço da vigilância e resposta rápida em situações de suspeita de intoxicação. (ML)