Vereadora Denise Max acompanha atividades do Outubro Rosa no Hospital Mário Palmério (Divulgação CMU)
A vereadora Denise Max (Patri) visitou o Hospital Universitário Mário Palmério (MPHU) para acompanhar a operação do mamógrafo viabilizado por meio de emenda parlamentar junto ao deputado federal Fred Costa (Patri). A visita contou com a presença do reitor da Universidade de Uberaba, Marcelo Palmério, Frederico Ramos, diretor administrativo, Juliana Rodrigues, supervisora administrativa, e Raelson Lima, médico e diretor técnico do MPHU.
Com um valor de R$1.197.441,00, o aparelho entrou em operação no início do mês de outubro e, até esta terça-feira (31), havia realizado mais de 500 exames, dos quais 377 foram para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Marcelo Palmério, reitor da Universidade de Uberaba, ressaltou a importância do exame na manutenção da saúde das mulheres: "É muito importante, principalmente como medida preventiva. Os pacientes devem verificar se há alguma condição que requer tratamento precoce. Portanto, é importante que as pessoas estejam cientes de que fazer uma mamografia é um passo fundamental para a preservação da sua saúde."
A vereadora Denise Max (Patri) agradeceu ao deputado Fred Costa por sua contribuição na alocação de recursos, bem como à Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) por disponibilizar o equipamento para uso no MPHU. Ela destacou: "Temos que agradecer ao deputado por nos ajudar a adquirir este equipamento. A Prefeitura de Uberaba e a Secretaria Municipal de Saúde entenderam que o Hospital Mário Palmério seria o local ideal para administrar esse mamógrafo, que foi instalado para atender Uberaba e toda a região."
Juliana Rodrigues, supervisora administrativa, informou que o equipamento é de fácil operação e menos invasivo. Ela detalhou: "Temos a capacidade de realizar de 36 a 40 atendimentos por dia, proporcionando um atendimento mais humanizado, com uma troca de informações e menos invasivo."
O médico e diretor técnico do MPHU Raelson Lima lembrou ainda que o novo mamógrafo é mais rápido e que os pacientes já saem com o resultado do exame pronto. Ele enfatizou: "É um equipamento que oferece mais precisão e segurança, não apenas para os médicos que realizam as análises e emitem os laudos, mas também para a população, que recebe laudos mais precisos, de maior qualidade técnica, facilitando assim a escolha do tratamento adequado.
Neste ano, Uberaba recebeu outro mamógrafo, viabilizado pelo vereador Fernando Mendes, presidente da Câmara Municipal de Uberaba, também por meio de emenda parlamentar.