QUESTIONAMENTOS

Denúncias de aumento da conta de água serão discutidas em audiência pública

Gisele Barcelos
Publicado em 14/08/2023 às 21:06Atualizado em 14/08/2023 às 23:38
Compartilhar

Representantes da Codau, do Procon e, também, do Ministério Público foram convidados para participar da reunião (Foto/Divulgação)

Câmara Municipal realiza audiência pública nesta quinta-feira (17), a partir das 18h30, para tratar sobre as denúncias de aumento sem justificativa nas contas de água em Uberaba. Representantes da Codau, do Procon e, também, do Ministério Público foram convidados para participar da reunião.

Autor do requerimento para a realização da audiência, o vereador Tulio Micheli (Solidariedade) salientou que muitos consumidores estão reclamando de alta exagerada no valor da conta após a troca do hidrômetro, mesmo sem alteração na rotina de consumo do imóvel. “O aumento é até considerado abusivo”, disse.

Micheli informa que a reunião será aberta à comunidade e as pessoas terão espaço para relatar os problemas verificados nas contas de água. Nas últimas semanas, o vereador inclusive coletou depoimentos sobre casos de usuários que observaram aumento excessivo no valor da fatura. 

Segundo o vereador, a expectativa é que os representantes da Codau tragam informações para explicar as divergências apontadas na audiência. “A Codau terá a oportunidade de esclarecer o aumento considerável em várias contas de água em Uberaba”, salientou.

Os relatos de alta no valor da fatura são frequentes nas redes sociais do Jornal da Manhã. Por enquanto, a Codau vem posicionando que um dos principais motivos para o aumento repentino na conta de água são os vazamentos ocultos nas instalações internas do imóvel. 

Ao perceber o consumo atípico, a Codau até então está recomendado ao usuário verificar se há vazamentos ocultos. Em caso de dúvidas, o consumidor deve entrar em contato com a Codau pelo número 115 para mais informações, abertura de ordens de Serviço e programação e vistorias. 

Câmara pedirá à Codau detalhamento do número de hidrômetros já substituídos

Com audiência marcada, Legislativo aprovou requerimento na semana passada para solicitar à Codau um levantamento sobre o número de hidrômetros que já foram substituídos em Uberaba desde 2021 até o primeiro semestre deste ano.

No requerimento, também de autoria do vereador Tulio Micheli, a Câmara Municipal ainda pediu que seja detalhado o número de hidrômetros trocados por problemas técnicos ou desgaste de uso. 

O documento cobra também esclarecimentos sobre os critérios adotados pela autarquia para determinar a substituição do equipamento de aferição de consumo, solicitando que a Codau informe se é feita análise técnica ou algum tipo de perícia para detectar a avaria e a necessidade de troca. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por