Pesquisa realizada pela Opus Consultoria e Pesquisa, de Belo Horizonte, aponta a preferência do eleitor uberabense para a eleição de 2026. Conforme o levantamento, o presidente Lula, o senador Cleitinho, a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira lideram as intenções para Presidência da República, governo de Minas e Senado, respectivamente.
O instituto entrevistou presencialmente 600 eleitores uberabenses, entre os dias 16 e 20 deste mês. A margem de erro da pesquisa é de 4,1% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Na pesquisa estimulada, o Opus Consultoria apresentou aos entrevistados os nomes dos prováveis candidatos do pleito de outubro do próximo ano.
O presidente Lula é o preferido de 30% do eleitorado uberabense, na eleição para o Palácio do Planalto. Em segundo lugar, vem o senador Flávio Bolsonaro, com 21%; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, aparece com 14%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tem 6%; o governador do Paraná, Ratinho Júnior, com 3%; os governadores de São Paulo e Rio Grande do Sul, Tarcísio de Freitas e Eduardo Leite, além de Renan Santos, têm 2% cada; branco/nulo teve 4% e não souberam responder, 18%.
Para o governo de Minas, quem lidera as intenções de voto em Uberaba é o senador Cleitinho, com 29%; em seguida vem o deputado federal Aécio Neves, com 10%; Alexandre Kalil, com 6%; o senador Rodrigo Pacheco e Túlio Lopes, com 5% cada; o vice-governador Mateus Simões e o prefeito de Patos de Minas, Luiz Eduardo Falcão, com 2% cada; brancos/nulos registraram 4%, e não souberam responder, 37%.
Para o Senado, que terá dois nomes eleitos no próximo ano, quem lidera a corrida em Uberaba é Marília Campos, com 11%; Alexandre Silveira, com 8%; o senador Carlos Viana, que pode disputar a reeleição, com 8%; Marcelo Aro tem 6%; Álvaro Camilo, com 5%; Euclydes Pettersen, com 4%; Domingos Sávio, com 2%; branco/nulo, com 5%, e não souberam responder, 41%.
Segundo a Opus, dos entrevistados, 46% foram do sexo masculino e 54%, feminino. Se declararam católicos, 39%; 20%, evangélicos, e 41%, outras religiões.
A faixa etária apontou 9% dos entrevistados entre 16 e 24 anos (jovem); 19%, de 25 a 34 anos (meia idade); 20%, de 35 a 44 anos (meia idade); 25%, de 45 a 59 anos (sênior) e 26%, de 60 anos ou mais (sênior).

Na pesquisa estimulada para presidente, Lula aparece com 30% de preferência e em segundo lugar tem Flávio Bolsonaro com 21% (Foto/Divulgação)