AGENDA POSITIVA

Deputada fala da reconstrução do SUS a alunos de Medicina da UFTM

Tito Teixeira
Publicado em 19/04/2024 às 21:18
Compartilhar

Deputada federal Ana Pimentel cumpriu agenda em Uberaba na quinta-feira e se reuniu com integrantes de Diretório Acadêmico de Medicina da UFTM (Foto/Divulgação)

A deputada federal Ana Pimentel (PT-MG) participou de encontro com integrantes do Diretório Acadêmico Gaspar Viana, do curso de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde palestrou sobre reconstrução e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela defendeu maior financiamento público ao SUS para acabar com a desigualdade de acesso à saúde no Brasil.

A parlamentar é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados e é vice-presidente de Ensino Superior da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública. Conforme sua assessoria, ela, recentemente, destinou R$100 mil ao Hospital de Clínicas (HC) da UFTM para custeio de insumos.

Durante a palestra, a deputada lembrou que o SUS é o maior sistema universal de saúde do mundo. “Por isso, é tão importante para o Brasil. Na Constituição Federal de 1988 está garantido que o acesso à saúde é um direito de todos e dever do Estado. Agora, entre o que está escrito na Constituição e o que é a realidade do SUS existe uma lacuna. Ainda é necessário que muitas mudanças sejam realizadas para que esse sistema se concretize”, ressaltou.

Para a parlamentar, é fundamental que ocorram mudanças na forma de financiamento do SUS, na gestão, na formação em saúde, na cultura do que a população espera da saúde, mudanças na alimentação e estilo de vida. “E essas mudanças têm responsabilidades compartilhadas, desde os entes públicos até a população como um todo, para que se faça do SUS uma realidade completa e objetiva, como está escrito na Constituição Federal”, frisou a deputada Ana Pimentel.

A parlamentar destacou ainda a necessidade de aumentar o valor do orçamento da saúde no Brasil. “Se compararmos com outros países, o Brasil ainda destina poucos recursos para a Saúde. Esse é um dos principais desafios para que de fato o SUS seja um sistema que acreditamos, confiamos e queremos que ele seja”, disse Ana Pimentel.

Sobre a possibilidade de cobranças por alguns serviços prestados pelo SUS, como forma de reforçar o financiamento do sistema, a parlamentar se coloca contra. “Não me parece justo com a população. Afinal, quem financia o SUS é o povo brasileiro ao pagar os seus impostos. Eu defendo que o Sistema Único de Saúde opere no formato em que ele foi originalmente pensado, garantindo a saúde como um direito e sem pagamento direto pelos seus procedimentos, por que isso só ampliaria ainda mais a desigualdade ao acesso à saúde, como hoje, infelizmente, ainda acontece em nosso país. O que precisamos é de mais financiamento público para acabarmos com a desigualdade no acesso à saúde”, destacou a deputada Ana Pimentel.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por