Os deputados federais que estão em campanha pela reeleição não compareceram esta semana à Câmara Federal. As assessorias dos quatro parlamentares que representam Uberaba em Brasília informaram que eles estão viajando para a Capital Federal sempre que são convocados para as reuniões especiais.
Este é o chamado recesso branco, período utilizado pelos deputados para desenvolver as respectivas campanhas. Ontem, os deputados Aelton Freitas (PR), Narcio Rodrigues (PSDB) e Marcos Montes (DEM) estavam viajando. MM acompanhava o governador Antonio Anastasia, bem como o ex-governador Aécio Neves, em cidades do Alto Paranaíba. Apenas Paulo Piau se encontrava em Uberaba.
No site da Câmara Federal consta que na semana passada, quando houve o esforço concentrado, três sessões ordinárias foram canceladas. Já esta semana foram realizadas sessões na segunda e terça, estando uma terceira programada para hoje.
Já na Assembleia Legislativa de Minas, as reuniões ordinárias acontecem às terças, quartas e quintas-feiras. A reportagem não conseguiu falar com as assessorias dos deputados estaduais Fahim Sawan e Adelmo Carneiro Leão.
Renovação. O site da Câmara Federal deu destaque a um levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O trabalho mostrou que cerca de 200 dos 420 deputados que concorrem à reeleição não devem garantir a vaga na Câmara em 2011.
O levantamento prevê, ainda, que o índice de renovação deve continuar alto, em torno dos 40%, com tendência a ser inferior à média de 50% registrada nas últimas cinco eleições. Além disso, o número de deputados candidatos à reeleição neste ano caiu em relação a 2006. São 420 deputados que buscam a reeleição em 2010, contra 445 em 2006. Em compensação, o número de deputados candidatos a cargos majoritários, no Senado ou no Executivo, aumentou 66% em comparação com 2006.
Também aumentou o número de deputados que desistiram de se candidatar a qualquer cargo, passando de 22 em 2006 para 32 em 2010.