Denúncias encaminhadas ao Jornal da Manhã mostram utensílios de cozinha acumulados por falta de água para lavar (Foto/Leitor JM)
Aproximadamente 4% das unidades escolares da rede municipal tiveram aulas suspensas ontem, em função do desabastecimento de água. O balanço foi divulgado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), mas a pasta não informou se a previsão é que as mesmas unidades continuem fechadas nesta sexta-feira (11).
Na nota, a Secretaria de Educação posicionou, que a suspensão das atividades é temporária e que a situação do abastecimento é avaliada diariamente para adoção das medidas necessárias. Não foi informada previsão de data para que as atividades sejam retomadas nas unidades afetadas pela falta de água.
A pasta apenas reforçou que haverá reposição de aulas nas unidades escolares onde as atividades foram suspensas e que nenhum aluno será prejudicado.
A decisão de paralisar as atividades em parte da rede municipal foi tomada na última quarta-feira (9), após diversos relatos de falta de água desde o início da semana. Os problemas foram, inclusive, mencionados por vereadores em plenário, apontando que não haveria água sequer para a utilização dos banheiros.
Denúncias encaminhadas ao Jornal da Manhã também mostraram acúmulo de panelas sujas e demais utensílios utilizados para preparação da merenda devido à falta de água.
O denunciante, que solicitou anonimato, revelou que algumas unidades escolares estavam recebendo água com caminhão-pipa, mas nem todas as unidades receberam a ajuda. “Não está tendo condições nem de lavar as panelas que utilizam para preparo das refeições, copos e talheres. Algumas escolas estão comprando galões de água com dinheiro do caixa escolar, sem auxílio da Semed para que as crianças, ao menos, tenham o que beber. E outras escolas têm pedido para as famílias mandarem garrafa com água para os alunos”, detalha.