Demora no andamento da fila eletrônica é causado pela falta de atualização de cadastro dos pacientes, segundo Tacimara Oliveira Reis, chefe do Departamento de Atenção Especializada da Saúde Municipal. Conforme a diretora, o setor vascular, problemas arteriais, venosos e linfáticos, é o que acumula o maior número de pacientes aguardando na fila.
Além disso, em julho, 28% dos pacientes que confirmaram presença faltaram na data da consulta ou exame sem comunicar previamente, de acordo com o secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo. Com isso, não há condições de encaixar outra pessoa e agilizar o atendimento pela fila eletrônica.
Tacimara explica que existe um ciclo de tentativas para falar com o paciente, mas ele não pode ser desligado da fila eletrônica até que tenha desistência formal ou seja devidamente atendido. “Nós pedimos que a população regularize os dados de telefone e de residência, na unidade de saúde mais próxima da sua casa, para que a fila eletrônica possa ter andamento”, esclarece.