O senador Cleitinho (Republicanos) tem 28% das intenções de votos para o governo de MG em 2026, segundo a Quaest (Foto/Andressa Anholete/Agência Senado)
O senador Cleitinho (Republicanos) lidera pesquisa de intenção de voto para governador de Minas Gerais na eleição de 2026, conforme levantamento divulgado pela Genial/Quaest nesta sexta-feira (22/8).
Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (sem partido). Já o senador Rodrigo Pacheco (PSD) aparece em terceiro, seguido pelo vice-governador Mateus Simões (Novo).
O levantamento foi contratado pela Genial Investimentos e feito entre 13 e 17 de agosto. Foram ouvidos 1.482 eleitores de Minas Gerais com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Confira abaixo a intenção de voto para governador de Minas em 2026:
Avaliação do governo Zema
Os pesquisadores da Quaest também perguntaram aos eleitores mineiros sobre o governo de Romeu Zema (Novo). Do total, 55% disseram aprovar a gestão, enquanto 35% desaprovam; 10% não sabem ou não responderam.
O levantamento divulgado nesta sexta-feira mostra que houve queda na aprovação e uma oscilação para cima na rejeição do governo Zema entre as pesquisas de fevereiro e agosto de 2025.
Em fevereiro, Zema tinha 62% de aprovação e 30% de desaprovação. Já em agosto, esses percentuais passaram para 55% e 35%, respectivamente.
Pesquisa em outros sete estados
A nova rodada de pesquisa da Quaest mostra ainda o panorama da disputa pelos governos estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Ao todo, foram realizadas 10.146 entrevistas com brasileiros de 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro varia de dois a três pontos percentuais, com taxa de confiança de 95%.
São Paulo
Rio de Janeiro
Bahia
Paraná
Rio Grande do Sul
Pernambuco
Goiás
Fonte: O Tempo