Com inscrições encerradas na semana passada, 10.895 pessoas se inscreveram para o concurso da rede municipal de ensino. O índice geral de concorrência é de 12,45 candidatos por vaga. A quantidade de inscrições por cargo ainda não foi disponibilizada para identificar qual é a função mais disputada.
As provas do concurso da Educação serão realizadas no dia 5 de novembro deste ano, em dois turnos. Os candidatos às vagas de inspetor educacional, professor de Educação Básica dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e professor de Educação Básica Anos Finais (6º ao 9º ano) realizarão os testes pela manhã. No período vespertino, será a vez de quem disputa as vagas de coordenador pedagógico e professor de Educação Infantil.
Das vagas abertas no concurso, nove são para inspetores educacionais; 81 para coordenadores pedagógicos; 425 são para professores de Educação Infantil, e 360 para professores de Educação Básica, sendo 227 para PEBs dos anos iniciais e 133 para PEBs dos anos finais.
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. Além das vagas para preenchimento imediato do quadro de servidores, o concurso ainda permitirá a formação de cadastro de reserva para suprir as demandas futuras da área da Educação durante a validade.
A expectativa é homologar o resultado do processo até 30 de dezembro, para dar início à convocação dos aprovados antes do começo do ano letivo em 2024.
A realização do concurso para o magistério este ano já era esperada, visto que um compromisso foi firmado em junho entre a Prefeitura e o Ministério Público para deflagrar e homologar o processo até 30 de dezembro deste ano. Em caso de descumprimento, será aplicada multa de R$500 por dia à Prefeitura até que a situação seja regularizada.