Esperadas há 10 anos, escolas estaduais no Jardim Maracanã e no Residencial 2000 podem começar a sair do papel no ano que vem. A informação é do vice-governador Mateus Simões (Novo), ressaltando que a construção das duas unidades está prevista entre as contrapartidas do Estado dentro do projeto de municipalização de escolas com turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A proposta de municipalização das escolas estaduais que só atendem alunos de 1º ao 5º ano é discutida desde 2021. Por diversos questionamentos no ano passado, o acordo não avançou até então. Porém, a Prefeitura já havia manifestado a intenção de retomar as tratativas e solicitar a construção de novas unidades da rede estadual como contrapartida.
Simões confirmou que existe concordância do governo mineiro quanto à proposta, mas a implantação das escolas estaduais no Jardim Maracanã e no Residencial 2000 depende de sacramentar a municipalização dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
“A gente tem a condição de fazer os investimentos que ainda são necessários e esse compromisso foi exigido pelo município para que a gente fizesse a municipalização. No caso de ser viabilizada em Uberaba, a construção dessas escolas é parte das contrapartidas que estão sendo ajustadas”, disse.
Conforme o vice-governador, a perspectiva seria o início das obras no ano que vem e a eventual inauguração em 2025. “Tenho a expectativa de que a gente tenha condição de começar a impactar as matrículas de 2025. Ou seja, a gente tem aí cerca de 14 meses para conseguir começar as obras e começar a ter o resultado delas”, finalizou.