Destinados ao recebimento de entulho da construção civil em pequena quantidade e resíduos volumosos, como sofás, guarda-roupa e podas de árvore, onze dos 14 ecopontos de Uberaba passarão por reforma e urbanização. Na segunda-feira (23) a Prefeitura concedeu ordem de serviço, iniciando o conjunto de obras pelo Residencial 2000.
Antes funcionando em áreas totalmente abertas, os ecopontos vinham recebendo grande quantidade de detritos, inclusive de forma inadequada, dificultando a fiscalização.
Com a urbanização, as áreas serão fechadas com alambrados e cerca viva, sendo dotados de área coberta e ponto de apoio para o fiscal ambiental. O funcionamento das áreas revitalizadas será de segunda a sábado, das 7h às 18h.
Com a fiscalização, não será mais possível o descarte de material inadequado como lixo doméstico e animais mortos. A Prefeitura passará a exigir o volume máximo de 1m³ de entulho por pequeno gerador.
A área do ecoponto terá divisão interna, possibilitando a destinação correta de cada tipo de material. Ao chegar, o cidadão será encaminhado à baia indicada pelo fiscal.
Ao discorrer sobre o programa de revitalização, a primeira-dama e chefe-de-gabinete Angela Mairink solicitou colaboração da população para utilizar o ecoponto de maneira correta, franqueando à comunidade o direito de denunciar o descarte de entulho em outras áreas.
Ela enfatizou que a limpeza dos ecopontos será feita pela Prefeitura com a utilização de caçambas e caminhões. Cada ecoponto deve demorar cerca de 90 dias para ficar pronto, demandando investimento próximo a R$ 40 mil.