REDE MUNICIPAL

Educação já regularizou um terço das escolas que não tinham AVCB

Gisele Barcelos
Publicado em 23/12/2023 às 17:30Atualizado em 23/12/2023 às 17:31
Compartilhar

Das unidades escolares da rede municipal que estavam sem AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) no início de 2021, um terço está atualmente com a situação regularizada. Nos últimos três anos, 17 escolas e Cemeis passaram por adequações para atender às regras de segurança previstas na legislação e obter o documento que atesta a conformidade do prédio com as condições de prevenção contra incêndio e pânico.

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Educação, a emissão do AVCB envolve a conclusão de várias etapas. O processo começa com a elaboração do projeto, seguida pela análise e aprovação pelo Corpo de Bombeiros.

Após o aval do órgão, é feita a licitação para contratar empresa responsável pela aquisição de equipamentos e execução do serviço. Depois da obra finalizada, é necessário o agendamento de uma vistoria do Corpo de Bombeiros nas unidades para comprovar que os critérios foram atendidos e validar a emissão do AVCB.

Além das 17 unidades já com situação regular, a Secretaria de Educação posicionou que quatro unidades passam por pequenos ajustes solicitados após vistoria dos bombeiros. Outras oito estão em fase de execução do projeto de segurança aprovado e depois passarão pela vistoria do Corpo de Bombeiros para validar a emissão do AVCB.

Há ainda 25 unidades que já estão com o projeto aprovado junto ao Corpo de Bombeiros e agora aguardam o início da execução das obras.

A pasta informou que apenas seis ainda não começaram as adequações necessárias para conseguirem o AVCB, pois estão na etapa de elaboração do projeto de segurança e prevenção de incêndio para submetê-lo à análise do Corpo de Bombeiros.

Questionada sobre a possibilidade de estar com todos os prédios regularizados até o fim de 2024, a Secretaria de Educação manifestou que não é possível apresentar um cronograma porque a resposta depende da capacidade de atendimento do Corpo de Bombeiros para as vistorias. “É necessário o agendamento da vistoria do Corpo de Bombeiros nas unidades, a depender da disponibilidade de agenda do órgão. Sendo assim, é incerto prever se todas as unidades estarão com seus AVCBs regularizados ainda em 2024”, acrescentou a pasta. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por