NECESSÁRIO

“Eleitor do Futuro” busca estimular o voto de jovens a partir dos 16 anos

Marconi Lima
Publicado em 12/08/2025 às 21:22
Compartilhar

O chefe de cartório Alexandre Petermann, durante atividade do projeto “Eleitor do Futuro” em escola de Uberaba (Foto/Reprodução)

Os cartórios eleitorais de Uberaba estão promovendo, durante o segundo semestre, o projeto Eleitor do Futuro. Trata-se de iniciativa educativa que visa fortalecer a formação político-cidadã de jovens e adolescentes em idade para o alistamento eleitoral (a partir dos 16 anos) ou próxima a ela.

O técnico judiciário da 347ª Zona Eleitoral, Alexandre Petermann, destacou que o projeto é voltado para alunos das escolas de Ensino Médio, tanto públicas quanto particulares. Os servidores da Justiça Eleitoral visitam as escolas participantes, onde desenvolvem atividades educativas que abordam a história do voto e as conquistas históricas, o processo eleitoral brasileiro e a segurança da votação eletrônica, a política no cotidiano e o papel fundamental do eleitorado na consolidação da cidadania política, a importância da participação democrática para o fortalecimento das instituições, atribuições dos cargos eletivos e informações sobre eleições e alistamento eleitoral.

Conforme Petermann, as atividades são desenvolvidas de forma dinâmica e participativa, incluindo palestras interativas adaptadas ao público jovem (exposição dialogada), debates e discussões que estimulam o pensamento crítico, dinâmicas de participação ativa para engajamento dos estudantes e simulações de práticas de votação utilizando urnas eletrônicas.

“Nosso principal propósito é formar cidadãs e cidadãos conscientes, críticos e responsáveis, capazes de exercer seus direitos políticos de forma plena e contribuir ativamente para o fortalecimento da democracia brasileira”, destacou Petermann.

As escolas interessadas em participar podem fazer sua inscrição através do

Disque Eleitor (148), no e-mail zona347@tre-mg.jus.br, ou via formulário on-line no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

O Eleitor do Futuro foi criado pelo ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira em 2002, quando exercia o cargo de corregedor-geral eleitoral, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A iniciativa, adaptada às condições de cada Regional Eleitoral, mantém o objetivo comum de contribuir na formação do jovem eleitor.

Em Minas Gerais, o Eleitor do Futuro foi alçado ao patamar de programa, sendo desmembrado em dois projetos específicos. Um deles é o que atende às demandas espontâneas de escolas públicas e privadas de Ensino Médio, por meio de visitas de magistradas, magistrados, servidoras e servidores das zonas eleitorais da capital e do interior de todo o estado de Minas Gerais para conduzir dinâmicas interativas sobre cidadania política e eleições, com a possibilidade de simulação na urna eletrônica.

O outro projeto é o Eleitor do Futuro Inovação, que promove ações educativas de cidadania inseridas em projetos inovadores a serem criados pelos formadores internos da Justiça Eleitoral (magistradas, magistrados, servidoras e servidores), frequentemente em parceria com formadores e instituições externas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por