No dia 03 de outubro 14,5 milhões de mineiros irão às urnas. Número de votantes cresceu 7% em relação a 2006. Deste total, Uberaba contribui com 2,9% na expansão do eleitorado no Estado.
Estatística divulgada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma que em janeiro de 2009, o município detinha 203.435 eleitores. Dados pertinentes de julho deste ano apontam que o eleitorado atinge hoje, 209.423 pessoas distribuídas em 682 seções.
Além de números, site também relata estar o município em consonância com registros contabilizados pelo TSE nas últimas seis eleições mostrando evolução natural e paulatina.
Constatação elimina Uberaba dos dezessete municípios mineiros apontados pelo IBGE onde o número de eleitores supera do de habitantes. Entre eles, está Guaraciama onde existem 451 eleitores a mais que o número de moradores.
Situação mais curiosa acontece em Grupiara, no Alto Paranaíba em razão do contingente eleitoral ser igual ao de moradores: 1.468. A Justiça Eleitoral considera razoável que até 65% dos habitantes de uma cidade sejam eleitores.
A discrepância para os números é justificada na mudança de cidade motivada por estudo ou trabalho sem transferir o título. A transferência do documento, é uma faculdade do eleitor não tendo nenhuma legislação que o obrigue a mudá-lo.
O Coordenador Eleitoral do Ministério Público de Minas Gerais, Edson Resende, considera, no entanto, que o fato deve ser observado, pois independente do local de residência, o eleitor deverá votar ou justificar o título.