Depois de quase um ano em obra, foi inaugurado ontem o elevador do Paço Municipal de Uberaba “Major Eustáquio”. O novo equipamento garantirá acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, já que o acesso ao piso superior só era possível pelas escadarias. A iniciativa faz parte do projeto de acessibilidade do Paço Municipal, apresentado ao Ministério Público e aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba em 2007.
O elevador, com capacidade para até 1.500kg, deveria ser construído dentro da CMU sem descaracterizar o prédio. Para manter as características originais, a estrutura parte do porão com uma pequena abertura no piso de madeira. “Usamos o vidro e o aço, que dão um ar moderno e ao mesmo tempo não interferem tanto visualmente”, disse o engenheiro responsável pela obra, Nilson Perez.
O presidente Lourival dos Santos (PCdoB) disse que esse é mais um passo da Câmara no sentido de garantir a acessibilidade a todos os cidadãos. “Estamos garantindo o direito de ir e vir. Com o elevador, as pessoas portadoras de necessidades especiais terão acesso a todos os departamentos administrativos da Câmara, bem como ao salão nobre. Vale ressaltar que a Câmara de Uberaba é uma das poucas do interior de Minas que garantem este tipo de acessibilidade, principalmente, em um prédio tombado”, completou ele.
A secretária de Desenvolvimento Social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha, participou da inauguração. Para ela, foi uma iniciativa louvável do Legislativo em adaptar um prédio histórico a fim de garantir a acessibilidade e a cidadania dos portadores de necessidades especiais. “Principalmente por ser uma casa pública e de leis”, ressaltou.
O projeto, que contou com a colaboração da arquiteta Marianna Costa Matos, em conjunto com a arquiteta da Câmara, Roseane Dutra, satisfaz as necessidades principalmente dos cadeirantes. “Sentimo-nos mais cidadãos, à medida que o Legislativo abre as portas e possibilita o acesso”, pronunciou o presidente da Adefu, Íris Nogueira, presente à cerimônia.