O projeto é considerado um dos investimentos âncora para viabilizar o gasoduto até o Triângulo Mineiro
Segundo a prefeita, a viagem destinada a conhecer as instalações da usina de biodiesel da empresa no Rio de Grande do Sul (Foto/Jairo Chagas)
Para tentar concretizar instalação de indústria de biocombustível em Uberaba, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, preparam visita técnica à sede da empresa BSBios, em Passo Fundo (RS), no próximo mês. O projeto é considerado um dos investimentos âncora para viabilizar o gasoduto até o Triângulo Mineiro, ao lado de uma usina termoelétrica e da planta de amônia.
A BSbios é uma das empresas que manifestaram interesse em se instalar em Uberaba devido à futura oferta de gás e deu início, nesta semana, em Belo Horizonte às tratativas para a possível assinatura de protocolo de intenções com o Governo de Minas.
Segundo a prefeita, a viagem destinada a conhecer as instalações da usina de biodiesel da empresa no Rio de Grande do Sul e, também, a tecnologia utilizada na produção está marcada para o dia 3 de abril.
Elisa salientou que a BSBios está em fase de expansão e até possui projeto em andamento para investir em unidade no Paraguai, destinada à produção de querosene verde para a aviação.
Se a empresa avançar na instalação da fábrica de biocombustível em Uberaba, a chefe do Executivo avalia que existe a possibilidade de atrair para o município a produção de querosene verde para a aviação, o que representaria um novo setor no parque industrial da cidade.
Líder nacional de biodiesel, a BSBios deu início em novembro de 2021 às ações para a construção de uma biorrefinaria no Paraguai, que será a primeira planta de biocombustíveis avançados do Hemisfério Sul. A operação da biorrefinaria está prevista para 2025.