A implantação de barreiras eletrônicas chegou a ter previsão de instalação em avenidas no fim do ano passado, mas medida foi suspensa
Projeto previa a instalação de barreiras eletrônicas em 12 locais, conforme informação da Superintendência de Trânsito (Foto/Reprodução)
Prevista anteriormente para ser realizada até o fim do ano passado, a implantação das barreiras eletrônicas nas avenidas da cidade foi colocada em suspenso. A prefeita Elisa Araújo (PSD) justificou que aguardará a conclusão do Plano de Mobilidade Urbana para definir sobre a ferramenta e também sobre a reativação dos radares para o controle de velocidade.
No ano passado, a Superintendência de Trânsito da Prefeitura havia confirmado que o projeto para instalação das barreiras eletrônicas estava pronto e que 12 locais passariam a contar com os equipamentos para aferição de velocidade, incluindo as avenidas Leopoldino de Oliveira, Guilherme Ferreira, Nenê Sabino e João XXIII. Apenas era aguardada publicação do edital para contratar a empresa responsável pelo fornecimento dos aparelhos, o que não se concretizou até o momento.
Questionada, a prefeita manifestou que a ação foi colocada em suspenso e a decisão sobre o uso das barreiras eletrônicas dependerá do que for apontado no plano de mobilidade urbana. “Está em stand-by até que a gente também tenha alguma direção do plano de mobilidade”, posicionou.
Apesar de não descartar por completo a implantação dos equipamentos para controle de velocidade no futuro, a chefe do Executivo declarou que é preciso ter dados concretos em mãos antes de investir na tecnologia. “Posso gastar dinheiro para instalar em um lugar e depois ter que mudar para outro. Então, acho que, antes de fazer esse investimento, a gente tem que focar nas vertentes de educação no trânsito e a sinalização. Em paralelo, o plano de mobilidade urbana apontando a necessidade de uma barreira eletrônica a gente faz. O mesmo entendimento vale para o radar”, declarou.
Considerando que a perspectiva é que a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana deve ser concluída somente no segundo semestre deste ano, não haveria tempo hábil para a instalação das barreiras eletrônicas ou de radares para controle de velocidade em 2024. A única forma de fiscalização eletrônica em operação ocorre por meio das câmeras de videomonitoramento para atuação de avanço de sinal vermelho.
Segundo a prefeita, a diretriz no momento é reforçar a sinalização de trânsito em toda a cidade e, também, as ações de educação no trânsito para fortalecer o respeito às leis de trânsito.