ÁGUA

Elisa espera que obra de captação do Rio Grande comece até março de 2026

Duas licitações foram lançadas para a obra, sendo uma para aquisição dos tubos e outra para a construção, propriamente dita, da captação e estação de tratamento

Marconi Lima
Publicado em 22/12/2025 às 20:33Atualizado em 23/12/2025 às 07:17
Compartilhar

Prefeita Elisa Araújo, quando do lançamento do projeto de captação de água no rio Grande, que agora está em fase de licitação (Foto/Arquivo)

Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (PSD), afirmou que a expectativa é iniciar no primeiro semestre de 2026 as obras do sistema de abastecimento do rio Grande. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM. Segundo ela, caso o processo licitatório transcorra sem impugnações, há possibilidade de a obra começar até março.

Na sexta-feira (19), a Prefeitura lançou dois editais de licitação relacionados ao projeto. Um deles é o Pregão Eletrônico Internacional nº 100/2025, do tipo menor preço por lote, destinado à contratação de empresa especializada no fornecimento de tubos e peças especiais em aço carbono, que serão utilizados no sistema de abastecimento. O contrato inclui fabricação, testes em fábrica, embalagem, transporte e garantias de desempenho dos materiais.

O segundo edital trata da contratação da empresa responsável pela execução da obra, com valor estimado em R$240 milhões. O projeto prevê a construção da captação de água no rio Grande, sistemas de baixo e alto recalque e a Estação de Tratamento de Água (ETA), que será implantada ao lado do Centro de Reservação 15, no bairro Recreio dos Bandeirantes. A unidade terá capacidade inicial de tratamento de 600 litros por segundo, com possibilidade de ampliação para até 900 litros por segundo.

De acordo com a prefeita, a licitação é internacional devido ao volume de recursos envolvidos, financiados por um banco internacional. O critério será o menor preço global, aliado à comprovação de experiência técnica da empresa vencedora. A previsão é de que, em fevereiro, o município tenha conhecimento das empresas interessadas em executar a obra.

Elisa Araújo destacou que o empreendimento é complexo e exige empresas com histórico de êxito em obras de grande porte. A estimativa de conclusão é de até quatro anos, podendo ser reduzida para cerca de dois anos e meio, conforme a agilidade da empresa contratada.

Enquanto o sistema do rio Grande não fica pronto, a prefeita ressaltou que o município vem adotando medidas para reforçar o abastecimento de água. Desde 2021, a capacidade foi ampliada em cerca de 25%, com novos reservatórios e perfuração de poços profundos. Para o próximo ano, estão previstos mais dois poços, além da ampliação de reservatórios, como forma de enfrentar períodos de estiagem.

Segundo a prefeita, a captação de água no rio Grande é uma demanda discutida há mais de 30 anos e, atualmente, tornou-se essencial para garantir segurança hídrica à cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por