ATÉ JULHO

Elisa garante concurso geral na Prefeitura antes das eleições

O calendário eleitoral impõe restrições para a realização de concurso, o que, no ano de pleito, deve ser homologado até julho, mas até agora nem o edital foi publicado

Gisele Barcelos
Publicado em 23/12/2023 às 17:09
Compartilhar

Prefeita Elisa Araújo justifica que a demora se deu em virtude da necessidade de aprovar revisão do plano de carreira dos servidores, mas garante que haverá tempo suficiente para realizar o concurso (Foto/Divulgação)

Abertura de concurso público geral da Prefeitura em 2024 segue nos planos da prefeita Elisa Araújo (SDD). Em entrevista à Rádio JM na última semana, a chefe do Executivo assegurou que o processo será lançado e concluído antes do início das restrições estabelecidas pelo ano eleitoral.

O calendário eleitoral impõe restrições para a contratação de servidores no ano do pleito. A legislação estabelece que a contratação poderá ocorrer desde que a homologação do concurso público e a consequente nomeação dos aprovados sejam feitas até três meses antes da realização da votação. A data-limite seria no começo de julho.

Anteriormente, o lançamento do edital para o concurso geral da Prefeitura era esperado para o segundo semestre deste ano, com a realização das provas previstas até janeiro de 2024. Uma comissão, inclusive, foi nomeada em abril para a organização do processo e identificação do número de vagas a serem abertas. No entanto, até o momento, sequer foi contratada a instituição para realizar as provas.

De acordo com a prefeita, haveria entraves para a abertura do concurso geral se não fosse possível a aprovação do novo plano de carreira do funcionalismo na Câmara Municipal este ano. Entretanto, mesmo com críticas, o projeto teve aval do Legislativo.

Com isso, a chefe do Executivo afirmou que está tudo organizado para a realização do concurso no primeiro trimestre de 2024. Questionada sobre o prazo curto devido às restrições do ano eleitoral, a prefeita declarou que o tempo será suficiente para homologar o resultado final antes do período eleitoral.

Apesar do cronograma enxuto, ainda não há previsão do número de vagas a serem abertas no concurso. Elisa justificou que os ajustes finais estão sendo feitos para o lançamento do edital do certame.

Em relação ao concurso, a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, acrescentou que a pasta será contemplada no processo. A expectativa é que sejam abertas vagas tanto para a estrutura administrativa quanto para compor a área assistencial da rede.

A titular da Saúde ainda não tinha a quantidade de vagas para o setor, mas posicionou que será um número grande, porque a intenção é substituir quase três mil contratados por servidores concursados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por