IMÓVEIS

Elisa inicia solução para a emissão de ITBI, um gargalo de mais de 30 anos

Publicado em 22/10/2024 às 20:48
Compartilhar

A semana começou com uma boa notícia para as dezenas de imobiliárias uberabenses, bem como para centenas de corretores e milhares de pessoas que anualmente transacionam com imóveis. A demora na emissão de guias do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis – o ITBI – sempre foi um desafio para a Prefeitura Municipal de Uberaba.

Cumprindo sua marca registrada de “quebradora de tabus”, a prefeita Elisa Araújo determinou que o assunto seja definitivamente solucionado. Houve época que a emissão de guias do ITBI em Uberaba podia demorar meses. Esse prazo vem reduzindo com o tempo, mas, mesmo assim, até hoje persiste um prazo médio que oscila em torno de seis dias, para transações mais simples, ou até mais, para transações especiais.

É muito tempo, considerando que em outras cidades – Uberlândia é um exemplo – essa rotina é instantânea. E o atraso gera muitas insatisfações, que vão desde o atraso na consolidação das negociações, recebimentos de corretagens, até mesmo desistência de negociações.

Na tarde de segunda-feira (21), foi realizada uma primeira reunião entre pessoal do governo e Chefia de Gabinete, além do vereador recém-eleito Ripposati Filho, que fez deste assunto um de seus objetivos de mandato, e o advogado Fred Ripposati, que possui duas décadas de experiência na área e especialização em Direito Imobiliário. O secretário de Governo, Bethoven Oliveira, e a chefe de Gabinete, Ana Claudia Bortolin, informaram que o próximo passo será uma pauta conjunta com o pessoal de tributação da Secretaria de Fazenda, ainda nesta semana, e logo após, o início das medidas concretas para tornar imediata a emissão das guias. Uma medida esperada há mais de trinta anos por todos que lidam nesta área.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por