A informação foi repassada ao presidente do Legislativo, durante a sessão de quarta-feira, sem justificar o motivo de não aceitar o convite para quinta
A prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) não comparecerá nesta quinta-feira (9) na sessão da Câmara Municipal de Uberaba para prestar esclarecimentos aos vereadores, mas informou ao presidente do Legislativo, Fernando Mendes (MDB), que a participação pode ser organizada para outra data.
A resposta foi transmitida aos demais vereadores, ao vivo, em plenário na noite de quarta-feira (8). Mendes informou que a prefeita declarou não conseguir participar da sessão do dia seguinte, mas ele não citou se foi dada justificativa para não atender ao chamado da Câmara. Ele disse apenas que a chefe do Executivo comunicou que estudará uma agenda futura para comparecer na reunião.
O comunicado da ausência da prefeita foi recebido com críticas e até interrompeu a votação de projetos na sessão de quarta-feira.
Autor do requerimento que solicitou a participação de Elisa na Câmara, o vereador Tulio Micheli (Solidariedade) disse que já esperava essa postura da chefe do Executivo. “Ela não virá nessa Casa responder aos nossos questionamentos sobre a Saúde porque ela não tem coragem e não tem conhecimento. Tudo que perguntarmos, ela não saberá responder”, acusou.
A declaração foi rebatida pelo líder do Executivo na Câmara, vereador Almir Silva (União), defendendo que a prefeita já tinha outra agenda na data e por isso não teve como atender ao convite para esta quinta-feira. Ele também não especificou qual era compromisso prévio.
No entanto, Almir assegurou que a prefeita não tem qualquer dificuldade em comparecer na Câmara em outro dia e responder os questionamentos dos vereadores. Ele reforçou que uma nova agenda será acertada com o Legislativo, porém não citou data. “No momento certo, ela virá aqui. Ela tem muito respeito pelos vereadores e responderá todas as perguntas que forem feitas, com toda a tranquilidade”, manifestou.
No requerimento, a solicitação da presença da prefeita em plenário seria para dar explicações sobre as providências tomadas referentes à gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prestar informações sobre os problemas de superlotação na UPA São Benedito e a demora para a reforma da UPA do Mirante.