(Foto/Divulgação)
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (PSD), participou de reunião preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A chefe do Executivo foi painelista do Festival de Inovação Política - Bancada Feminina na COP30, em Brasília. Com o tema “Sustentabilidade, Educação, Cultura e Cidadania”, o painel abordou a transição energética que está sendo colocada em prática pela gestão municipal.
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes) e está programada para ocorrer em novembro, em Belém (PA). Trata-se de um encontro global anual em que líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo.
“Uberaba está mostrando ao Brasil e ao mundo que é possível unir desenvolvimento econômico, sustentabilidade e inclusão. Quando falamos em inovação, falamos também em oportunidades, em um novo futuro para nossa cidade e para as próximas gerações”, ressaltou a prefeita.
Elisa participou da reunião ao lado de outros expoentes da política nacional, como a senadora Tereza Leitão (PT-PE), a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), a secretária de Trabalho da Prefeitura de Recife, Isabela Roldão; a vereadora Aava Santiago (PSDB-GO), a presidente do Instituto dos Bombeiros do Brasil, coronel Solange Ribeiro, e a cofundadora da Rede Nacional de Educação Cidadã, Tashi Fáveri.
O evento preparatório para a COP30 é de caráter suprapartidário, idealizado pelos institutos Quero Você Eleita e AzMina, tem como um dos objetivos elaborar a “Carta das Mulheres para a COP30”, sob a governança do grupo Mulheres do Brasil. O texto será uma construção coletiva, após dois dias de painéis com lideranças femininas das cinco regiões e dos seis biomas do Brasil. Entre as convidadas mineiras estão também a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), e a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG).
Para os organizadores locais da COP30, o evento representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.