Prefeita Elisa Araújo, candidata à reeleição participou ontem a Sabatina JM, quando falou de questões relacionadas à Saúde (Foto/Rafaella Massa)
Durante sabatina da Rádio JM, a candidata à reeleição, Elisa Araújo (PSD), manifestou ter a meta de reduzir a 20 dias o tempo médio de espera na fila eletrônica para marcação de consultas com médicos especialistas e agendamento de exames na rede pública.
No entanto, para alcançar o objetivo, a prefeitável argumentou que é preciso primeiro desafogar os casos que ficaram represados na fila eletrônica por causa da pandemia de Covid-19. Segundo ela, 150 mil pessoas estavam aguardando atendimento quando houve a retomada do andamento da fila no fim de 2022.
Com a contratação de serviços na rede privada e os mutirões, a quantidade caiu e hoje gira em torno de 50 mil pessoas na fila, mas ainda é alta. “Seguiremos com os mutirões para desafogar e reduzir esse número de pessoas para que a gente possa ter agilidade e caminhar dentro de um fluxo normal daqui para a frente”, posicionou.
Em paralelo, a candidata ressaltou que também foi criado um sistema de regulação composto por médicos especialistas para analisar tecnicamente as solicitações de exames e dar prioridade aos casos de maior urgência. “Quem tiver mais necessidade será atendido de imediato e mais rápido. Isso vai diminuir muito o tempo de espera para situações mais urgentes”, salientou.
Ainda na área da Saúde, Elisa declarou que o plano de governo prevê a retomada do programa Remédio em Casa, mas com um novo formato. A entrega de medicamentos em domicílio seria destinada a idosos em situação de vulnerabilidade.
Já na área da Educação, além da construção de seis novas unidades escolares, a prefeitável manifestou que uma das propostas do plano de governo é a ampliação dos prédios com novas salas para aumentar a oferta de vagas na rede municipal. Segundo ela, será feito um levantamento para verificar as regiões com maior demanda e identificar os prédios onde há possibilidade de expandir a estrutura.
Em relação ao trânsito e mobilidade urbana, a candidata afirmou que um projeto já foi desenhado para implantação de ciclovias e ciclofaixas em um eventual novo governo. A proposta seria não apenas percursos de lazer, mas também rotas entre os bairros e terminais de ônibus para que as pessoas possam usar as bicicletas no deslocamento ao trabalho.
Assista abaixo à sabatina desta terça-feira: