Sem a duplicação no trecho entre Uberaba e Bom Despacho, a previsão é de investimento de R$8,5 bilhões na via durante a concessão de 30 anos, cujo contrato está previsto para ser assinado hoje
Prefeita Elisa Araújo recebeu ontem em seu Gabinete o diretor-presidente da subsidiária da Rotas do Brasil, Paulo Lopes; o diretor da unidade de Uberaba, Daniel Amaral, e a coordenadora de comunicação, Renata Pinarelli (Foto/Divulgação)
Com assinatura de contrato de concessão da BR-262 prevista para acontecer nesta sexta-feira (14), direção da empresa que assumirá a rodovia esteve ontem em Uberaba para reunião com a prefeita Elisa Araújo (PSD).
A chefe do Executivo aproveitou o encontro para solicitar à nova concessionária atenção redobrada para a região com cuidados perimetral, sinalização, limpeza e trânsito. “Hoje nós temos o título mundial de Geoparque, estamos trabalhando a nossa rota turística e é muito importante que os acessos à cidade estejam bem sinalizados para garantir melhor visibilidade à nossa cidade para os visitantes”, argumentou.
No encontro, os representantes da nova concessionária manifestaram que 430 empregos diretos e indiretos devem ser gerados a partir da entrada em operação.
De acordo com as informações da Prefeitura, a previsão é que um evento seja realizado no próximo mês para a apresentação da concessionária às autoridades de Uberaba e região.
A Rotas do Brasil S.A. foi homologada como vencedora do leilão da nova concessão da BR-262 e teve prazo até 21 de janeiro para cumprir condições prévias estabelecidas para a assinatura do contrato. Até o momento, não há informação de pendências que inviabilizem o ato e nem houve alteração no cronograma pelo governo federal.
O contrato de concessão tem duração de 30 anos e prevê mais de R$8,5 bilhões em investimentos, mas não incluiu a duplicação dos 438,9 quilômetros da BR-262 entre Uberaba e Bom Despacho. A situação, inclusive, está sendo contestada na Justiça, mas não houve ainda uma sentença que possa impedir a assinatura do termo.
O projeto levado a leilão prevê apenas a duplicação de 44,3 quilômetros no trecho entre Nova Serrana e Bom Despacho, bem como a implantação de 168,8 quilômetros de terceira faixa e 3,63 quilômetros de vias marginais em toda a extensão da BR-262. (GB)