CHAPA VENCEDORA

Em votação apertada, Thaís Villa vence eleição no Sindemu

Candidata que encabeçou a Chapa 2 obteve 333 votos, contra 315 da Chapa 3, encabeçada por Zuzu, e 258 que tinha o ex-presidente da entidade, Adislau Leite como cabeça

Marconi Lima
Publicado em 13/09/2025 às 19:36
Compartilhar
Apuração dos votos aconteceu na noite de ontem na sede do Sindicato, quando consagrou Thaís Villa como presidente. (Foto/Divulgação)

Apuração dos votos aconteceu na noite de ontem na sede do Sindicato, quando consagrou Thaís Villa como presidente. (Foto/Divulgação)

Em votação apertada, a candidata Thaís Villa, que encabeçou a chapa 2, foi eleita presidente do Sindicato dos Educadores Municipais de Uberaba (Sindemu), com 333 votos. A apuração ocorreu na noite dessa sexta-feira (12), na sede do Sindemu, com a presença das três chapas que disputaram o pleito.

Foram apurados 964 votos, sendo 906 válidos. Além de Thaís, disputaram o pleito, pela Chapa 3, Wellington Félix Cornélio, o Zuzu, que obteve 315 votos, e Adislau Leite da Silva (ex-presidente do sindicato), da chapa 1, com 258 votos.

A votação no Sindemu teve início em 19 de agosto e foi encerrada ontem, após um longo impasse jurídico e político na entidade. O pleito foi programado em cumprimento a despacho que anulou a primeira convocação para a eleição.

O processo teve início em maio, quando uma das chapas questionou a lisura do pleito, o que levou à anulação oficial da eleição e à convocação de um novo debate dentro do prazo estatutário de 30 dias. Na sequência, a eleição virou palco de disputa judicial.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) foi acionado, mas recusou o pedido de intervenção, afirmando que a condução caberia ao próprio Sindemu. Com isso, a eleição seguiu com base nas regras estatutárias.

Decisão da Justiça do Trabalho determinou medidas adicionais de transparência, como a divulgação imediata dos associados aptos a votar e dos nomes das mesas coletoras e fiscais designados, com multa em caso de descumprimento. O objetivo foi assegurar que o processo decisório tivesse ampla publicidade e legitimidade.

A presidente eleita do Sindemu, Thaís Villa Oliveira, é doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCLAR/Unesp), professora efetiva de Educação Básica e Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Uberaba, líder do Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidade e Performatividades (GPESP), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro desde fevereiro de 2019.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por