AÇÃO DE SAÚDE

Mutirão do “Agora tem Especialistas” realiza 500 procedimentos no HC-UFTM

Marconi Lima
Publicado em 13/09/2025 às 16:37
Compartilhar
Programa “Dia E - Ebserh em Ação”, no âmbito do Agora tem Especialistas, realizou ontem consultas, cirurgias eletivas, exames e procedimentos diagnósticos e terapêuticos. (Foto/Divulgação)

Programa “Dia E - Ebserh em Ação”, no âmbito do Agora tem Especialistas, realizou ontem consultas, cirurgias eletivas, exames e procedimentos diagnósticos e terapêuticos. (Foto/Divulgação)

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) recebeu nesse sábado (13) o programa “Agora tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS). Foi promovido um conjunto de ações que visam a redução de filas nas principais especialidades, aumentando o acesso da população a atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

O mutirão integra, também, o programa “Dia E - Ebserh em Ação”, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Todos os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh participaram da iniciativa, com previsão de realizar 500 procedimentos no HC, incluindo consultas, cirurgias eletivas, exames e procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Dentre as consultas estão agendadas as especialidades de ortopedia, vascular, cardiologia, nefrologia e oftalmopediatria.

“Nós estamos construindo no dia de hoje a possibilidade de esses pacientes terem acesso, com qualidade, às suas necessidades, qual sejam consultas, exames e cirurgias, que eles esperam há meses. Essa é uma ação que muda a vida das pessoas. O Dia E - Ebserh em Ação está dentro do Agora tem Especialistas, que é uma política pública do governo federal para garantir a dignidade das pessoas, com acesso ao que elas precisam”, disse João André Santos de Oliveira, chefe de Serviço da Diretoria de Atenção à Saúde da Ebserh.

A realização dos mutirões ajuda a atender à demanda, que no dia a dia pode ser comprometida pelo grande número de atendimentos na alta complexidade, avalia Rodrigo Molina, gerente administrativo do HC-UFTM/Ebserh.

“É importante porque conseguimos aliviar nossa demanda, especialmente de cirurgias que não conseguimos atender na rotina, por conta das emergências que passam na frente e ocupam leitos. Ações como essa são importantes por estarmos fazendo não apenas cirurgias, mas também consultas de ortopedia, cardiologia e outros procedimentos, que ajudam a melhorar a assistência nos hospitais da rede”, disse Molina.

O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. A reitora da UFTM, Marinalva Barbosa, destacou que já existe uma rotina de mutirões de atendimentos, promovidas pelo HC, e que “Dia E - Ebserh em Ação”, com o “Agora tem Especialistas”, vem reforçar o trabalho da unidade de saúde.

“O HC-UFTM já tem tradição na realização de mutirões de atendimentos por entender que essa ação é estratégica na otimização do acesso da população aos serviços de saúde. Então, quando a Ebserh nos traz essa proposta, trata-se da continuidade de uma prática que fazemos. E adotamos essa prática porque o HC é um centro de referência em média e alta complexidade, temos uma demanda muito alta. E os mutirões funcionam para ajustarem os atendimentos dentro de uma estrutura muito demandada”, ressaltou Marinalva Barbosa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por