Protocolo de intenções prevê a instalação de linha de produção de equipamentos agrícolas, mas especificamente colheitadeiras de café, com a geração de 70 empregos diretos
(Foto/Divulgação)
Em reunião com a prefeita Elisa Araújo, representantes de empresa de equipamentos agrícolas assinaram nesta terça-feira (25) protocolo de intenções e anunciou investimento de R$50 milhões em Uberaba. A nova unidade de produção deve entrar em operação no início do próximo ano.
O investimento é encabeçado pela OXBO do Brasil Equipamentos Agrícolas, que tem sede na Holanda e já conta com duas unidades no Brasil. A terceira planta será instalada em área de mais de 96 mil metros quadrados, no Distrito Industrial 2 em Uberaba. O terreno já foi adquirido pela empresa holandesa.
A expectativa é de faturamento anual de R$100 milhões, gerando mais de 70 empregos diretos e diversos outros indiretos durante a implantação, obras e operação.
De acordo com o gerente executivo da OXBO, Leonir Vargas Belarmino, a empresa produz colheitadeiras que atendem a produção de café e Uberaba foi escolhida para receber a unidade porque possui posição estratégica para atender a essa demanda. “Além disso, os incentivos oferecidos foram fortes atrativos”, destacou.
Com a assinatura do protocolo de intenções, o gerente executivo informou que a empresa dará início ao processo de obras já no segundo semestre deste ano. Segundo ele, a perspectiva é colocar a nova unidade em funcionamento a partir de janeiro de 2025.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rui Ramos, relatou que foram mais de dois anos para se chegar até a assinatura do protocolo. O processo de negociação foi intermediado pela Invest Minas, que é a Agência de Promoção de Investimentos do governo do Estado de Minas Gerais.
Já a prefeita celebrou a chegada da empresa holandesa e destacou as iniciativas de Uberaba para atrair novos empreendimentos. “Temos as condições necessárias para oferecer aos empresários processo de licenciamento ambiental simplificado, infraestrutura e mão de obra”, finalizou.