Júlia Zanatta diz que psolista ‘ocupa um espaço de mulher’ e agradece a Nikolas Ferreira
A deputada federal Erika Hilton, uma das parlamentares transexuais da Câmara (Foto/Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) bateu boca com a deputada Júlia Zanatta (PL-SC) durante audiência pública com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, na Comissão dos Direitos da Mulher, na Câmara dos Deputados. Em seguida, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) emitiu um comentário transfóbico para a psolista, uma das parlamentares transexuais da Casa.
Em dado momento, Erika chamou Júlia de “ridícula e feia”, comentando sobre o cabelo da colega. “Ultrapassada, vai hidratar esse cabelo, vai se cuidar. Pelo amor de Deus”, disse.
Em seguida, Nikolas Ferreira fez uma provocação à identidade de gênero de Erika ao afirmar: “pelo menos ela é ela”.
Após o ocorrido, Júlia Zanatta foi às redes sociais dizer que Erika “ocupa um espaço de mulher para de forma agressiva gritar com mulheres”. Além disso, agradece a Nikolas pela intervenção.
“Quero agradecer aqui a um homem que tem bravamente defendido as mulheres: deputado Nikolas, você está sempre lá para nos defender, enquanto mulheres como as que riam ao lado da pessoa em questão estão contribuindo para que mulheres percam seus espaços seja na política, no esporte ou tendo que utilizar o mesmo banheiro que homens”.
Nikolas acumula casos
Nikolas Ferreira acumula casos de transfobia desde o início de sua trajetória na política. No ano passado, foi condenado em segunda instância ao se referir à deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), também transexual, por um pronome masculino.
Já no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, utilizou uma peruca e disse que se passaria a se chamar 'deputada Nicole'. O parlamentar afirmou, ironicamente, que se sentia também uma mulher e que, por isso, tinha lugar de fala no Dia Internacional das Mulheres.
Fonte: O Tempo