RODOVIA

Estado indica duplicação da 262 como prioridade para novo PAC

Gisele Barcelos
Publicado em 24/07/2023 às 21:32Atualizado em 25/07/2023 às 07:14
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BR-262, em Uberaba (Foto/Reprodução)

Duplicação da BR-262 entre Uberaba e Betim integra relação de obras prioritárias em Minas Gerais para serem contempladas com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Uma lista com 13 projetos foi apresentada pelo Estado ao governo federal, sendo grande parte melhorias em rodovias federais que passam por Minas.

Previsto para ser lançado em agosto, a nova versão do PAC deverá contar com um orçamento de R$60 bilhões para ser dividido entre os Estados. Desta forma, o governo mineiro se antecipou e entregou a lista de obras prioritárias a serem inseridas no programa.

A relação de prioridades do governo mineiro engloba duas obras na BR-262: uma entre João Monlevade e o Espírito Santo; e outra entre Uberaba e Betim.

O trecho que contempla Uberaba tem 438,9 quilômetros de extensão.  Desde dezembro de 2013, a rodovia está a cargo da Triunfo Concebra. A expectativa era a duplicação da pista até a capital mineira, o que não ocorreu até o momento.

Depois de problemas na concessão, a empresa formalizou o processo para devolver à rodovia para o governo federal e um processo de relicitação começou no ano passado. O investimento necessário girava em torno de R$4,1 bilhões.

A Triunfo Concebra continua responsável pela manutenção da BR-262 até novembro deste ano, devido a um aditivo no contrato para viabilizar a finalização de novo processo de concessão. O edital para leiloar novamente a via ainda não foi publicado. Com a mudança de governo, um estudo está sendo feito sobre a possibilidade fazer novo aditivo e manter a atual concessionária. 

Outras regiões. As demais obras inclusas na lista entregue à União contemplam outras partes de Minas Gerais. Uma das prioridades da gestão de Romeu Zema (Novo) é a BR-381 entre BH e Governador Valadares. Com 304 quilômetros de extensão, o projeto prevê a duplicação de 132 quilômetros de pista em trechos descontínuos, e 99 quilômetros de faixas adicionais.

A rodovia é considerada estratégica para interligar os pólos de consumo da região metropolitana de BH e do Vale do Rio Doce. Ainda figuram na relação de obras na BR-040: entre BH e o Rio de Janeiro, e a Rota dos Cristais (BH a Goiás). Com 451 quilômetros de extensão, o trecho entre a capital mineira e a fluminense tem investimento previsto de R$ 9,2 bilhões. 

Já na ligação de Minas ao Centro-Oeste do Brasil o investimento seria de R$ 6,3 bilhões para o trecho, atualmente nas mãos da Via 040, que também quer entregar a concessão. 

A lista entregue pelo governo de Minas para financiamento via PAC também tem várias obras nas regiões mais vulneráveis socialmente do Estado. Uma delas é o trecho de 409 quilômetros da BR-116 entre Governador Valadares e a divisa com a Bahia.

Outra prioridade do governo é a Barragem do Berizal, planejada para perenizar o Rio Pardo, no Norte de Minas. Outra represa prevista para resolver a seca da região é a Barragem Jequitaí, no rio de mesmo nome. É prevista a construção de dois barramentos: um para armazenar um volume estimado em mais de 500 milhões de metros cúbicos de água, e outro para possibilitar a distribuição de água para os canais de irrigação e regularizar a vazão do manancial.

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