(Foto/Divulgação)
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) publicou no Diário Oficial de Minas Gerais o edital para a seleção de mais 1.178 policiais penais, para reforçar o quadro de profissionais do sistema prisional mineiro.
As inscrições estarão abertas no período de 2 a 22 de dezembro. O salário inicial da categoria é de R$5.332,64, além de ajuda de custo para despesas com alimentação por dia efetivamente trabalhado. As provas serão realizadas em 25 de janeiro de 2026.
Este é o segundo edital da atual gestão, que já resultou na contratação de quase cinco mil policiais penais, demonstrando o compromisso com o fortalecimento da segurança pública e a valorização da carreira.
Atualmente, o sistema prisional mineiro conta com cerca de 17 mil policiais penais e servidores técnico-administrativos, responsáveis por atender às demandas de saúde, educação, trabalho, assistência jurídica e religiosa em 166 unidades prisionais do estado.
Além do grupamento convencional, a Polícia Penal dispõe de grupos especializados, como o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), o Grupamento de Patrulha Aérea (Gpaer), o Grupo de Operações com Cães (GOC), o Grupo de Escolta Tática Prisional (Getap) e o Comando de Operações Especiais (Cope), todos atuando com base no uso racional da força e respeito aos direitos humanos.
Civil. Por outro lado, a falta de efetivo da Polícia Civil de Minas Gerais voltou ao centro do debate na Assembleia Legislativa (ALMG), em audiência da Comissão de Segurança Pública.
O Sindpol/MG, representado pelo presidente Wemerson Oliveira e pelos diretores Vander Gomes e Vânia Corrêa, apresentaram dados apontando que, em 2018 havia 6.577 investigadores de polícia em Minas. Hoje restam apenas 5.885. A Lei Orgânica da corporação prevê 17.517 policiais civis, mas o estado conta com apenas 9.851 servidores em todo o território mineiro.