SAÚDE

Estratégia local contribuiu para o Brasil ficar livre do sarampo

Marconi Lima
Publicado em 12/11/2024 às 20:48
Compartilhar

O Brasil recebeu a recertificação de país livre do sarampo. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) entregou o certificado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à ministra Nísia Trindade. A referência técnica em vacina, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Priscilla Amaral, destacou que Uberaba participou de importante estratégia de vacinação, que contribuiu para que o país alcançasse esta conquista.

Segundo Priscilla, foi realizado levantamento através das estratégias do Programa Saúde da Família (PSF), para verificar a quantidade de pessoas que estavam com a vacinação em dia e as que estavam em atraso. Foi realizada busca ativa e muitas pessoas puderam ser vacinadas em suas residências.

“Foi um trabalho importante, que permitiu que o Brasil conquistasse esta recertificação pela Opas. O sarampo é uma doença viral, contagiosa, que afeta principalmente as crianças, causando danos maiores, devido à sua proliferação. Trata-se de uma doença que já causou muitos transtornos para a saúde pública. Mas conseguimos elevar as coberturas vacinais e atingimos índice tão importante”, destacou Priscilla.

Dados da SMS apontam que a cobertura vacinal, em outubro, chegou a 96%, mas em alguns meses, ultrapassou os 100%.

“Na média anual, estamos com 88%, em alguns meses passamos dos 100%, mas a nossa meta é fechar o ano com mais de 90% de cobertura vacinal, o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Por causa disso, estamos intensificando a imunização no município”, frisou Priscilla Amaral.

Recertificado. Em 2016, o Brasil já havia alcançado esse status, no entanto, em 2018, as baixas coberturas vacinais permitiram a reintrodução do vírus no país. Agora, a recertificação marca a recuperação do status das Américas como uma região livre de sarampo endêmico. 

Para reverter o quadro, o governo federal investiu em vacinação nas fronteiras e em locais de difícil acesso, também na busca ativa de casos suspeitos, realização do Dia S de combate ao sarampo, oficinas de resposta rápida a casos de sarampo e rubéola nos territórios, além de cursos on-line de manejo clínico do sarampo, por meio da UNA-SUS. Todas as ações coordenadas por meio do plano de ação para reverificação do sarampo e sustentabilidade da eliminação da rubéola, republicado pelo Ministério da Saúde em 2024. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por