SAÚDE

Estratégia local contribuiu para o Brasil ficar livre do sarampo

Marconi Lima
Publicado em 12/11/2024 às 20:48
Compartilhar

O Brasil recebeu a recertificação de país livre do sarampo. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) entregou o certificado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à ministra Nísia Trindade. A referência técnica em vacina, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Priscilla Amaral, destacou que Uberaba participou de importante estratégia de vacinação, que contribuiu para que o país alcançasse esta conquista.

Segundo Priscilla, foi realizado levantamento através das estratégias do Programa Saúde da Família (PSF), para verificar a quantidade de pessoas que estavam com a vacinação em dia e as que estavam em atraso. Foi realizada busca ativa e muitas pessoas puderam ser vacinadas em suas residências.

“Foi um trabalho importante, que permitiu que o Brasil conquistasse esta recertificação pela Opas. O sarampo é uma doença viral, contagiosa, que afeta principalmente as crianças, causando danos maiores, devido à sua proliferação. Trata-se de uma doença que já causou muitos transtornos para a saúde pública. Mas conseguimos elevar as coberturas vacinais e atingimos índice tão importante”, destacou Priscilla.

Dados da SMS apontam que a cobertura vacinal, em outubro, chegou a 96%, mas em alguns meses, ultrapassou os 100%.

“Na média anual, estamos com 88%, em alguns meses passamos dos 100%, mas a nossa meta é fechar o ano com mais de 90% de cobertura vacinal, o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Por causa disso, estamos intensificando a imunização no município”, frisou Priscilla Amaral.

Recertificado. Em 2016, o Brasil já havia alcançado esse status, no entanto, em 2018, as baixas coberturas vacinais permitiram a reintrodução do vírus no país. Agora, a recertificação marca a recuperação do status das Américas como uma região livre de sarampo endêmico. 

Para reverter o quadro, o governo federal investiu em vacinação nas fronteiras e em locais de difícil acesso, também na busca ativa de casos suspeitos, realização do Dia S de combate ao sarampo, oficinas de resposta rápida a casos de sarampo e rubéola nos territórios, além de cursos on-line de manejo clínico do sarampo, por meio da UNA-SUS. Todas as ações coordenadas por meio do plano de ação para reverificação do sarampo e sustentabilidade da eliminação da rubéola, republicado pelo Ministério da Saúde em 2024. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por