TURISMO

Estudo sobre linha férrea para Peirópolis custa R$ 1,9 milhão

O valor foi apontado pela Fundação Dom Cabral, que desenvolveu estudos sobre a malha ferroviária de Minas Gerais, e o estudo seria o primeiro passo para se fazer uma linha turística de Uberaba a Peirópolis

Gisele Barcelos
Publicado em 14/01/2023 às 18:28Atualizado em 14/01/2023 às 20:23
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Estação de trem de Peirópolis, hoje museu, que foi desativada na década de 1970, integrava a linha “Catalão” (Foto/Reprodução)

Prefeitura tenta captar R$1,9 milhão em recursos para contratar estudo de viabilidade destinado à implantação de trem turístico entre Uberaba e Peirópolis. O projeto envolve a reativação do trecho ferroviário até o bairro rural, desativado há mais de 45 anos.

À frente da diretoria de Turismo, Feiras e Eventos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Maria Aparecida Basílio manifestou que o governo municipal tem interesse no projeto de implantação do trem turístico até Peirópolis, mas é necessária uma análise mais aprofundada, porque o investimento para reativação da linha seria muito alto, já que a maior parte dos trilhos antigos não existe mais. “Para ter uma ideia, o trem de Ouro Preto a Mariana ficou em R$46 milhões em 2006. Implantar um projeto como esse hoje não fica por menos de 100 milhões”, disse.

Para tentar avançar na proposta, a diretora explicou que o primeiro passo foi entrar em contato com a Fundação Dom Cabral, que desenvolveu estudos sobre a malha ferroviária em Minas Gerais, e a entidade apresentou o valor de R$1,9 milhão para realizar o trabalho referente à linha turística entre Uberaba e Peirópolis.

A partir de agora, a diretora informou que a Prefeitura está correndo atrás de recursos para bancar o estudo. Segundo ela, articulações serão feitas junto ao governo federal e à iniciativa privada. “Considerando o alto custo, este ano planejamos buscar o apoio do Ministério do Turismo [para financiar o estudo]. O que não nos impede de buscar uma parceria público-privada”, declarou.

A estação ferroviária de Peirópolis fazia parte da linha Catalão, construída no fim do século 19. O nome foi dado porque a ideia da Mogiana era alcançar a cidade de Catalão, em Goiás, e dali seguir para Belém do Pará, o que nunca aconteceu. Trens de passageiros percorreram o trecho entre Uberaba e Peirópolis até meados da década de 70, quando a estação foi desativada.

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