DIGNIDADE MENSTRUAL

Evento em escola marca o lançamento do Programa da “Dignidade Menstrual”

A ação, que está prevista na lei da dignidade menstrual, marcou o início do projeto no município, que é uma parceria entre as Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social

Publicado em 30/03/2023 às 21:03Atualizado em 30/03/2023 às 21:03
Compartilhar
As ações sobre o tema terão continuidade por meio de atividades que reforcem a conscientização e promovam a dignidade menstrual (Foto/Reprodução)

As ações sobre o tema terão continuidade por meio de atividades que reforcem a conscientização e promovam a dignidade menstrual (Foto/Reprodução)

Alunas do 8º e 9º ano da rede municipal de ensino participaram do evento “Menstruação sem tabu”, nessa quinta-feira (30), na Escola Municipal Professora Esther Limírio Brigagão, no bairro Residencial 2000. A ação, que está prevista na lei da dignidade menstrual, marcou o início do projeto no município, que é uma parceria entre as Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

“Cerca de 4.600 alunas, a partir dos 10 anos de idade, serão diretamente impactadas com acesso à dignidade menstrual. Serão mais de 1 milhão e 200 mil absorventes distribuídos durante o ano, atingindo mais de 150 mil ciclos menstruais. Hoje é um dia de acolhimento, informação e de muita troca de conhecimento”, explicou a prefeita.

Após a entrega simbólica de kits de absorventes e cartilhas informativas sobre os cuidados com a saúde durante o período menstrual, foram realizadas atividades formativas e pedagógicas com as alunas. A médica ginecologista Tânia Maria de Oliveira e a psicóloga Cristiane Alves de Oliveira realizaram rodas de conversa sobre saúde, desenvolvimento do corpo, reprodução e emoções.

As ações sobre o tema terão continuidade por meio de atividades que reforcem a conscientização e promovam a dignidade menstrual. A aluna Indianara Borges, de 13 anos, falou sobre sua expectativa. “Tenho algumas amigas que já passaram por essa situação e, como é a primeira vez, é normal que a gente tenha muitas dúvidas. Além dos absorventes, o projeto vai ajudar muito na questão de aprendermos mais sobre esse momento”, contou.

Participaram do evento a prefeita Elisa Araújo, as secretárias de Saúde, Valdilene Rocha; de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, e a adjunta de Educação, Juliana Petek. As vereadoras Lu Fachinelli, Rochelle Gutierrez e Alessandra Piagem, integrantes da bancada feminina da Câmara Municipal e propositoras do projeto de lei sobre a promoção da dignidade menstrual no Município, também estiveram presentes durante o ato.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por