NESTA SEXTA (3)

Falha técnica tira site da Prefeitura de Uberaba do ar; serviço foi restabelecido ainda nesta manhã

Segundo informou a Prefeitura de Uberaba, a falha é proveniente à publicação do IP decorrente de inconsistência no provedor de nuvem

Publicado em 03/02/2023 às 09:12Atualizado em 03/02/2023 às 22:08
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Mais uma vez o sistema de emissão de guias do IPTU em Uberaba saiu do ar (Foto/Reprodução)

Mais uma vez a emissão de guias de IPTU é alvo de dor de cabeça para o contribuinte em Uberaba. Durante o JM News 1ª Edição, ouvintes pontuaram a indisponibilidade do sistema, confirmada pela produção da Rádio JM. A falha teria acontecido por cerca de quatro horas, segundo informações repassadas ao Jornal da Manhã, e teria sido restabelecido por volta de 11h30 da manhã desta sexta-feira (3). Em nota, a Secretaria de Fazenda afirmou que a insconsistência foi devido a uma falha técnica.

Confira o posicionamento oficial da Secretaria de Fazenda:

Desde ontem (2), de acordo com a empresa LDC Soluções, contratada pela Codiub para oferecer soluções em tecnologia de segurança de redes e internet, ocorreu um problema relacionado à publicação do IP do site da Prefeitura de Uberaba, serviço ofertado na Cloud LDC proveniente de uma inconsistência no provedor de nuvem para os ambientes que utilizam do hypervisor VMWare ESXi, que se enquadra o ambiente da LDC Soluções.
Tão logo a LDC Soluções identificou o problema, foi dada tratativa junto à provedora e feitas recomendações de paliativos para todos os serviços críticos que utilizam a plataforma.
A empresa enviou comunicado à Codiub pedindo desculpas pelo inconveniente, e salientou que o compromisso é a continuidade dos serviços ora contratados.
“Entendemos os impactos causados a todos, por isso nosso time estará sempre à disposição para uma força-tarefa para o paliativo, quando necessário, a fim de estabelecer a disponibilidade do ambiente, e o retorno para a ferramenta, tão logo restabelecidos os serviços. Reiteramos que os serviços já retornaram na normalidade”, disse o comunicado da LDC Soluções.

Esta não é a primeira vez que a Prefeitura de Uberaba enfrenta dificuldades na emissão de guias. Desde o início da operação, no dia 16 de janeiro, o serviço encontra diferentes entraves, de indisponibilidade do sistema à cobrança equivocada de valores. No início de fevereiro, a Secretaria de Fazenda emitiu comunicado oficial informando a regularização da cobrança, após adiar o vencimento da primeira parcela de pagamento com desconto, que seria no dia 31 de janeiro e passou para 10 de fevereiro.

Ao menos quatro instabilidades foram registradas no sistema de emissão de guias do IPTU em Uberaba. Diversos leitores acionaram a reportagem do Jornal da Manhã pelo WhatsApp (99777-7900) para pontuar dificuldades de acesso. Vale destacar que a Fazenda disponibiliza telefones para esclarecer dúvidas, que são (34) 3318-0603/ 3318-0649/ 3318-0689, assim como, atendimento próprio no Centro Administrativo, na Avenida Dom Luiz Maria de Santana, 141, Santa Marta.

RESSARCIMENTO

A Prefeitura de Uberala esclarece que os contribuintes que pagaram as guias de IPTU com valores divergentes não serão prejudicados. "Nós vamos colocar no site (da Prefeitura) uma forma do contribuinte nos ajudar. Ele sabe que pagou a maior e, no site, ele vai informar para a gente o banco, conta e CPF dele para que a gente providencie a restituição. Fora isso, nós vamos trabalhar telefone e e-mail também, e todos esses 559 contribuintes serão contactados. Essa é a estratégia para a gente devolver o mais rápido possível o valor a maior", explica o secretário Roberto Tosto, acrescentando que a estratégia da Fazenda é devolver os valores a partir de R$ 20. "De R$ 0,01 a R$ 19,99 eu tenho 1.145 imóveis, de 968 contribuintes. Tive que fazer um corte a partir de R$ 20 para promover a devolução e essa diferença até R$ 19,99 nós vamos deixar como crédito para o contribuinte, no próximo ano a gente vai deduzir isso, justamente para facilitar para a gente a devolver isso mais rápido", acrescenta. O total de contribuintes com pagamento a maior foi de 1.522, de acordo com Tosto. 

O secretário ainda informa que esses dados e estratégia de devolução são referentes ao pagamento à vista. Já para quem optou pelo parcelamento, Tosto explica que o valor a maior será descontado imediatamente na segunda parcela. "É um outro fato interessante que nós já decidimos aqui. Então quando ele for pagar a segunda parcela, aquele valor que ele pagou a maior na primeira já vem deduzido no valor", pontua. Os pagamentos a menor serão diluídos nas próximas parcelas, também afiança o secretário.

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