A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), está realizando programa que visa tornar empresas do Triângulo Mineiro competitivas no mercado interno e externo.
Para isso, o projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex) oferece assistência técnica através de equipe formada por sete profissionais de diversas áreas que, gratuitamente, trabalham junto à empresa e estabelecem diagnóstico com possíveis falhas e propõe plano de recuperação, seja através de inovações técnicas, gerenciais ou tecnológicas.
No Triângulo, 70 empresas já estão sendo atendidas e, segundo Henrique Geraldo Rodrigues, um dos técnicos extensionistas do programa, 17 delas já aderiram em Uberaba. “São dos setores moveleiro, alimentício, vestuário e marmoraria”, completa.
No entanto, segundo ele, qualquer indústria, independente do setor, pode participar das atividades do Peiex. “Basta manifestar interesse para enviarmos um dos técnicos à empresa para uma espécie de triagem, na qual são identificados os pontos falhos do processo de produção e prestação do serviço”, afirma. De acordo com Henrique, o trabalho é realizado junto à cúpula administrativa e cabe ao empresário a decisão sobre a aplicação ou não das medidas propostas. “Até esse ponto, o trabalho é totalmente financiado pelo governo, mas, os possíveis gastos para por em prática as propostas são responsabilidade da empresa”, esclarece.
Aos interessados em participar do Peiex, ainda restam cerca de 100 vagas na região. Mais informações podem ser obtidas através do site www.fiemg.com.br ou pelos telefones (34) 3230-5206 e 3230-5266.