De acordo com a chefe do Executivo, havia 80 mil pessoas na fila eletrônica quando assumiu a Prefeitura, em 2021, e, como a marcação dos procedimentos estava suspensa por força de decreto em função do enfretamento da Covid-19, o número praticamente dobrou (Foto/Rodrigo Garcia)
Situação da fila eletrônica gerou embate entre a candidata à reeleição Elisa Araújo (PSD) e o prefeitável Anderson Adauto (PV) no debate eleitoral deste sábado (21). A demora e o número de pacientes aguardando atendimento foram criticados por AA, alegando que o problema se tratava de falta de gestão. Já a atual prefeita argumentou que a administração estava lidando com os reflexos da pandemia e tomando providências.
De acordo com a chefe do Executivo, havia 80 mil pessoas na fila eletrônica quando assumiu a Prefeitura, em 2021, e, como a marcação dos procedimentos estava suspensa por força de decreto em função do enfretamento da Covid-19, o número praticamente dobrou. “No final de 2022, quando foram liberados exames, consultas e cirurgias, tinha aproximadamente 150 mil pessoas”, argumentou.
A candidata à reeleição posicionou que medidas foram adotadas desde então para suprir a demanda reprimida e o total de pessoas aguardando atendimento já caiu para 50 mil pacientes. Para reduzir o tempo de espera para marcação de consultas e exames, Elisa salientou que um aplicativo de celular será desenvolvido para facilitar o contato com o usuário, pois o modelo antigo por telefone está ultrapassado e existem muitos casos de pessoas que não atendem as ligações.
AA posicionou que faltou uma estratégia melhor no momento pós-pandemia para evitar o colapso no atendimento. Segundo ele, o ideal na época teria sido zerar a fila de espera para começar do zero a receber as solicitações por consultas e exames.
O candidato do PV também rebateu a proposta de criação do aplicativo e afirmou que a ferramenta não seria necessária, pois a própria variação da fila eletrônica indica as áreas com maior demanda para direcionar as ações da Prefeitura. “Não precisa de mais um aplicativo e tecnologia, mas do olhar de um secretário responsável”, acrescentou.
Em contrapartida, a prefeita afirmou que Anderson não geriu a cidade durante a pandemia e não teria condições para fazer comparações sobre a fila, reforçando a necessidade da modernização do modelo junto à contratação de mais profissionais e a realização dos mutirões para agilizar o atendimento na fila eletrônica.