TECNOLOGIA

Fornecimento de ponto eletrônico à Prefeitura de Uberaba tem quatro concorrentes

Sistema está sendo contratado após críticas por descumprimento de carga horária de médicos nas unidades de saúde

Gisele Barcelos
Publicado em 09/05/2023 às 22:01Atualizado em 09/05/2023 às 22:02
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Modelo semelhante ao que passará a ser usado para o controle de ponto de médicos nas unidades de saúde, que terá reconhecimento facial (Foto/Arquivo)

Quatro empresas estão na disputa da licitação para fornecer à Prefeitura o novo sistema de ponto eletrônico com reconhecimento facial. O certame foi aberto no fim de abril e agora está sendo feita a análise dos documentos de habilitação apresentados pelas participantes.

Após a fase de análise da documentação, as participantes habilitadas deverão submeter o sistema e os aparelhos à prova de conceito para verificar se os critérios técnicos exigidos no edital da licitação foram atendidos. A estimativa é que o trâmite seja finalizado em, no máximo, 30 dias, para que seja declarada a empresa vencedora da licitação.

A contratação do novo sistema de controle de frequência ocorre depois de diversas reclamações por descumprimento de carga horária por médicos nas unidades básicas. Segundo as informações da Prefeitura, os novos equipamentos com reconhecimento facial também serão instalados nas unidades de saúde e o registro de ponto eletrônico será também exigido dos profissionais de Saúde.

Até então, o controle de frequência dos médicos nas unidades de saúde era feito por meio da assinatura da folha de ponto em papel, o que já gerou diversas denúncias por descumprimento da jornada de trabalho. Em outubro do ano passado, um boletim de ocorrência até foi feito pelo vereador Diego Fabiano de Oliveira (PP) para relatar o caso de uma médica que não teria cumprido integralmente a carga horária prevista. 

O contrato para a implantação do novo sistema no Centro Administrativo e nas demais repartições públicas municipais está estimado em R$4.164.312,96. A vencedora do processo será responsável pela locação de equipamentos para registro de ponto eletrônico, instalação, manutenção, suporte e fornecimento de software para gestão da frequência dos servidores do município.

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