Levantamento realizado pela Opus Consultoria entrevistou 600 eleitores na cidade, entre os dias 16 e 20 deste mês, e tem margem de confiança de 95%
Ex-deputado federal Franco Cartafina (PP) lidera o ranking de intenção de votos para deputado federal, em pesquisa realizada pela Opus Consultoria e Pesquisa, de Belo Horizonte, que entrevistou presencialmente 600 eleitores uberabenses, entre os dias 16 e 20 deste mês. A margem de erro da pesquisa é de 4,1% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
Na pesquisa estimulada, em que os nomes dos prováveis candidatos são apresentados aos entrevistados, a Opus perguntou o seguinte: “se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?” Franco Cartafina aparece em primeiro lugar, com 20% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito Anderson Adauto, com 19%. Em terceiro lugar vem o deputado federal Nikolas Ferreira, do PL, com 18%, e em quarto lugar aparece o vereador Thiago Mariscal, do PSDB, com 15%.
Nessa modalidade de pesquisa, as vereadoras Rochelle Bazaga (PDT) e Ellen Miziara (PL) aparecem com 6% e 3%, respectivamente. O ex-deputado Aelton Freitas, do PL, também obteve 3% das citações, enquanto 5% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum desses nomes, 2% votariam branco/nulo, e 9% não souberam ou não responderam.
Considerando que Uberaba tem 231.168 eleitores aptos a votar em outubro do ano que vem, dos quais estima-se que serão válidos cerca de 160 mil votos, Franco Cartafina sairia daqui com 32 mil votos (20%), praticamente a mesma votação obtida por ele na eleição de 2022, quando somou 31.801 votos dos eleitores uberabenses, de um total de 72.086 votos.
Pesquisa espontânea. Quando a Opus perguntou aos entrevistados em quem vão votar para deputado federal, sem apresentar disco contendo nomes de pré-candidatos, 86% não souberam dizer. Esse alto índice é reflexo da demora dos partidos em definir seus candidatos, embora falte apenas 10 meses para a eleição que vai definir os representantes em Brasília.
Apesar do nível de desconhecimento do eleitor sobre quais serão os candidatos, o nome de Franco Cartafina continua sendo o mais citado dentre os prováveis candidatos a deputado federal em Uberaba, aparecendo com 3% das citações espontâneas, mesmo percentual de intenções de voto do deputado federal Nikolas Ferreira (PL).
Cenário estadual
A pesquisa Opus também mostra que o radialista Tony Carlos está isolado na liderança das intenções de voto para deputado estadual. Tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada, ele aparece em primeiro lugar. Enquanto na pesquisa espontânea ele recebeu 5% das citações, na pesquisa estimulada esse índice sobe para 40%. Considerando a estimativa de 160 mil votos válidos, Tony Carlos sairia de Uberaba com 64 mil votos, considerados suficientes para garantir a eleição dele para estadual.
Na pesquisa espontânea outros nomes foram citados, porém não alcançaram individualmente 1% das citações. Os entrevistados que disseram não saber ou não responderam somaram 540 eleitores, o que corresponde a 90% do total.
Por outro lado, na pesquisa estimulada, o vereador Tulio Micheli (PSDB) ficou em segundo lugar, com 10% das intenções de votos, enquanto o presidente da Câmara, Ismar Marão, do PSD, recebeu 8% das citações, seguido pelo também vereador Cabo Diego Fabiano, do PL, com 7%, e o ex-deputado Heli Grilo, do União Brasil, com 6%. O vereador Caio Godoi, do PP, foi o nome escolhido por 5% dos entrevistados, enquanto Patrícia Melo, do PT, por 4%. Brancos/nulos somaram 1%, não souberam ou não responderam, 8%, e “nenhum desses”, 9%.