POLÍTICA

Franco Cartafina tem a 9ª posição em Ranking dos Políticos entre os mineiros

Gisele Barcelos
Publicado em 20/09/2022 às 21:20Atualizado em 18/12/2022 às 01:45
Compartilhar

Levantamento da plataforma Ranking dos Políticos apontou melhores deputados e senadores de Minas Gerais na legislatura 2019-2022. Franco Cartafina (PP) foi o melhor colocado entre os parlamentares com base em Uberaba, conquistando a 9ª posição no Estado. Zé Silva (Solidariedade) ficou classificado em 19º lugar, enquanto Aelton Freitas (PP) ocupou a 33ª colocação no ranking mineiro. Segundo deputado mais votado em Uberaba, André Janones (Avante) aparece em 41º na lista dos 53 mineiros.

O levantamento considera a atuação de todos os parlamentares do Congresso Nacional, após análise de três anos e nove meses de trabalho da 56ª legislatura. Para ser avaliado, é necessário ter ficado pelo menos seis meses no exercício do mandato.

Segundo os critérios da organização, os melhores deputados federais e senadores de Minas Gerais são, em ordem de classificaçã Tiago Mitraud (NOVO), Lucas Gonzalez (NOVO), Lincoln Portela (PL), Alê Silva (Republicanos), Fred Costa (Patriota), Junio Amaral (PL), Carlos Viana (PL), Marcelo Álvaro Antônio (PL), Franco Cartafina (PP), Bilac Pinto (União), Del. Marcelo Freitas (União), Eduardo Barbosa (PSDB), Rodrigo Pacheco (PSD), Eros Biondini (PL), Charlles Evangelista (PP), Hercílio Coelho Diniz (MDB), Rodrigo de Castro (União), Igor Timo (Podemos), Zé Silva (Solidariedade), Pinheirinho (PP), Gilberto Abramo (Republicanos), Domingos Sávio (PL), Greyce Elias (Avante), Fábio Ramalho (MDB), Emidinho Madeira (PL), Zé Vitor (PL), Mauro Lopes (PP), Dr. Frederico (Patriota), Lafayette de Andrada (Republicanos), Luis Tibé (Avante), Paulo Abi-Ackel (PSDB) e Misael Varella (PSD).

Criada em 2012, a ONG Ranking dos Políticos monitora todos os 594 parlamentares do parlamento federal e os classifica com notas de zero a dez, conforme performance em três critérios: combate à corrupção, a privilégios e a desperdícios na máquina pública.

No quesito antiprivilégios, o Ranking dos Políticos leva em consideração o posicionamento dos parlamentares na votação de leis que têm grande potencial de desenvolvimento social e econômico. Desde o início da legislatura (2019-2022) até o momento, foram computadas 112 votações.

Já no critério antidesperdícios, a plataforma considera a quantidade de faltas e presenças nas sessões plenárias, além do percentual da economia da cota parlamentar e da verba de gabinete. Quem falta menos e economiza mais, pontua melhor.

No combate à corrupção, a plataforma monitora processos de direito público como improbidade administrativa, desvio de recursos e corrupção. Congressistas com condenações perdem pontos. Quanto maior o grau da condenação proferida (1º grau, 2º grau ou trânsito em julgado), maior a perda de pontos. Ao todo, o Ranking dos Políticos monitora 2.614 processos judiciais de parlamentares federais, com sistema integrado em todas as varas e tribunais judiciais do Brasil.

Nacional. Pela avaliação da entidade, Franco teve pontuação de 7,19. Considerando os parlamentares de todos os Estados, ele ficou em classificado em 97º lugar. Já Zé Silva recebeu nota de 6,46 e ocupou a 250ª colocação no ranking nacional. Aelton teve 5,97 pontos e figurou em 349ª posição na lista geral. (GB)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por