O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, João Franco Filho, iniciou ontem os contatos com dirigentes do Consórcio Fertil, como primeiro passo na tentativa de pôr fim à greve de operários que já dura 29 dias. Mantendo discrição quanto aos assuntos tratados, Franco se limitou a dizer ter ouvido as ponderações e dificuldades apresentadas para propor sugestões.
Os dirigentes do Consórcio aguardam parecer do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) sobre algumas reivindicações dos trabalhadores. Segundo ele, em duas reuniões já realizadas as negociações não avançaram.
Hoje, à mesa com o secretário, representantes dos trabalhadores externam as principais exigências e dificuldades. Após esta etapa, a estratégia é estabelecer encontros diários para tentar a conciliação entre trabalhadores e empresários.
João Franco disse reconhecer que a situação é muito delicada, demandando habilidade e disposição em contrabalançar os dois vértices da moeda chamada conflito. “Todos têm a legitimidade em discutir e apresentar as ideias. Estou empenhado em encontrar solução sem estabelecer confronto ou dissabores”, analisou.