Frota da Prefeitura será terceirizada a partir de 2010. Decisão foi confirmada ontem pelo subsecretário de Administração, Luiz Humberto Borges (PMDB), explicando que a compra dos veículos já está sendo providenciada através de registro de preços aberto pelo governo estadual. Conforme estimativa, a locação deverá custar R$ 230 mil/mês.
De acordo com o subsecretário, a PMU vai aderir ao registro de preços da Secretaria de Estado de Saúde para a contratação de 90 veículos leves. A expectativa é operar com 70 carros a partir de janeiro, deixando os demais para reserva. O contrato prevê motoristas, combustível e manutenção por conta do fornecedor.
Segundo Borges, manter a frota própria gera um problema operacional, pois a Prefeitura não dispõe de recursos para disponibilizar mão-de-obra e equipamentos modernos para atender à oficina. Outro impedimento são os salários pagos para os mecânicos, que não incentivam a qualificação permanente dos funcionários. “Além disso, existe a morosidade existente para abrir processos licitatórios para compra de peças ou contratar outros serviços complementares. E isso, às vezes, faz o carro ficar encostado”, argumenta.
Questionado sobre os motoristas da PMU, o subsecretário informa que eles serão aproveitados no momento. No entanto, à medida que houver aposentadorias e desligamentos, haverá a substituição pelos terceirizados. Ele não fala na extinção do cargo e salienta que existem casos como o serviço das ambulâncias e as patrulhas da Guarda Municipal, em que devem ser mantidos os efetivos. Hoje, o quadro tem mais de 200 funcionários. Borges confirma também o estudo da locação das ambulâncias, mas o contrato deverá incluir apenas o veículo e a manutenção.
Oficina. Conforme levantamento da assessoria de imprensa, cerca de 70 carros e caminhões estão encostados à espera de conserto. Por outro lado, o departamento informa que parte dos carros está sendo avaliada pela comissão responsável pelo estudo do leilão de bens inservíveis, pois a manutenção não compensa mais à administração.